AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

lapides profanadas de um cemiterio de judeus na bielorrusia, foto The Together Plan

Memorial a construir na Bielorrússia

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto

| 22/09/2023

lapides profanadas de um cemiterio de judeus na bielorrusia, foto The Together Plan

Alguns dos mais de mil fragmentos de lápides recuperados de um cemitério judaico na Bielorrússia. Foto © The Together Plan.

 

Há mais de 80 anos, milhares de lápides que descansavam no grande cemitério judaico de Brest-Litovsk, na Bielorrússia (sabe-se que ali estariam enterrados cerca de 50 mil judeus), foram profanadas e usadas ​​para outros fins. Cerca de 1.200 lápides (ou o que sobrou delas) foram descobertas nos últimos 20 anos e agora uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, a The Together Plan, decidiu devolvê-las ao seu local de origem, onde irá construir um memorial que homenageie esta comunidade brutalmente extinta. Para isso, lançou uma campanha internacional de angariação de fundos e convida todos os que queiram a dar o seu contributo.

O projeto do memorial foi impulsionado por Stephen Grynberg, fundador da Illuminate Foundation, em Los Angeles (EUA), cujos avós e pai estão entre os poucos judeus que sobreviveram ao Holocausto em Brest. A The Together Plan, que tem por missão revitalizar as comunidades judaicas e preservar o seu património, abraçou-o e, juntamente com alguns parceiros na Bielorrússia, conseguiu fotografar, documentar e catalogar todos os fragmentos de lápides recuperados.

Através da campanha de angariação de fundos, foi possível arrecadar, até agora, um terço das 265 mil libras (cerca de 305 mil euros) necessárias à construção do memorial no local do antigo cemitério, entretanto transformado num campo desportivo. O objetivo é obter o valor remanescente e iniciar as obras já em 2024.

projeto de memorial em homenagem aos judeus da bielorrusia, foto The Together Plan

Maquete do memorial que será construído  no local do antigo cemitério, entretanto transformado num campo desportivo. Ilustração  © The Together Plan.

 

“O memorial do cemitério judeu de Brest-Litovsk será mais do que apenas uma homenagem ao passado; será um farol de esperança, um lugar de ligação e um testemunho do espírito duradouro de uma comunidade corajosa com uma história angustiante”, afirma Debra Brunner, CEO da The Together Plan, em declarações ao Jewish News.

“Com as lápides recuperadas a regressar ao seu devido lugar, este memorial tornar-se-á um terreno sagrado para reflexão e recordação silenciosa, reacendendo os laços entre a comunidade judaica isolada e a diáspora global. (…) Apelamos ao mundo para nos ajudar a atingir a nossa meta de angariação de fundos para que possamos começar a construção na primavera”, conclui.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.