AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

© UNFPABisan Ouda Um recém-nascido nasce no hospital Al Shifa, em Gaza

Faixa de Gaza

UNICEF e OMS apelam a uma pausa nos combates para vacinação

| 19/08/2024

© UNFPABisan Ouda Um recém-nascido nasce no hospital Al Shifa, em Gaza

Um recém-nascido nasce no hospital Al Shifa, em Gaza. Prevê-se que sejam lançadas duas rondas de vacinação contra a poliomielite no final de agosto e setembro em toda a Faixa de Gaza. Foto © UNFPABisan Ouda

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Unicef solicitaram a todas as partes envolvidas no conflito de Gaza que implementassem pausas humanitárias durante sete dias para a realização de duas campanhas de vacinação contra a poliomielite, noticiou o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

As agências da Organização das Nações Unidas têm insistido que uma pausa nos combates permitiria que as crianças e as famílias chegassem em segurança às instalações de saúde e que os trabalhadores comunitários pudessem chegar às crianças que não têm acesso às instalações de saúde para a vacinação contra a poliomielite. Sem as pausas humanitárias, a realização da campanha não será possível.

Atualmente, espera-se que sejam lançadas duas rondas de vacinação contra a poliomielite no final de agosto e setembro em toda a Faixa de Gaza.

Durante cada ronda, serão administradas duas gotas da nova vacina oral contra a poliomielite tipo 2 a mais de 640 000 crianças com menos de dez anos de idade. No último mês, os avisos de um surto iminente de poliomielite em Gaza têm vindo a aumentar. Com vestígios recentemente encontrados nas águas residuais, acredita-se que o vírus possa estar já a circular.

Devido aos graves problemas com o abastecimento de água potável, a eliminação das águas residuais e o sistema de saúde gravemente debilitado, o risco de propagação é muito elevado. Nos abrigos de emergência, centenas de pessoas partilham uma casa de banho, tendo cada pessoa menos de dois litros de água por dia à sua disposição.

A poliomielite pode ser potencialmente fatal, afetando principalmente bebés e crianças com menos de cinco anos, mas qualquer pessoa não vacinada pode contraí-la. Não existe cura para esta doença, mas a vacinação extensiva pode ser uma estratégia de prevenção eficaz. O vírus ataca a medula espinal e pode causar paralisia irreversível nas crianças.

O exército israelita já deu início a uma campanha de vacinação em grande escala para os seus soldados destacados no território palestiniano. A campanha de vacinação aplica-se a todas as tropas terrestres, tanto regulares como de reserva.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This