AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

O Papa apelou este domingo a um cessar-fogo “imediato” no Médio Oriente. Foto © Vatican Media via Ecclesia.

Conflitos no Médio Oriente

Papa Francisco pede “fim à espiral de vingança”

O Papa apelou este domingo a um cessar-fogo “imediato” no Médio Oriente. Foto © Vatican Media via Ecclesia.

Desde a janela do apartamento pontifício, o Papa apelou este domingo a um cessar-fogo “imediato” no Médio Oriente. Foto © Vatican Media via Ecclesia.

O Papa apelou este domingo a um cessar-fogo “imediato” no Médio Oriente, que ponha fim aos ataques entre Israel, Líbano, Irão e na Palestina.

“Apelo a um cessar-fogo imediato em todas as frentes, incluindo no Líbano. Rezemos pelos libaneses, especialmente pelos habitantes do Sul [do país], que são obrigados a abandonar as suas aldeias”, disse Francisco, citado pela Agência Ecclesia, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.

“Apelo à comunidade internacional para que ponha fim à espiral de vingança e para que impeça ataques como o que foi levado a cabo pelo Irão há alguns dias, que podem mergulhar aquela região numa guerra ainda maior”, acrescentou.

A 7 de outubro de 2023, um ataque do movimento islamita palestiniano Hamas em território israelita fez mais de mil mortos, na maioria civis, e 251 reféns.

“[Esta segunda-feira] faz um ano do ataque terrorista contra o povo de Israel, a quem renovo a minha solidariedade. Não nos esqueçamos de que ainda há muitos reféns em Gaza, para os quais apelo à sua libertação imediata”, referiu Francisco.

“Desde esse dia, o Médio Oriente mergulhou num sofrimento cada vez maior, com ações militares destrutivas que continuam a afetar a população palestiniana”, observou ainda o Papa.

Em retaliação, Israel iniciou operações contra o Hamas na Faixa de Gaza, provocando pelo menos 41 467 mortos e 95 900 feridos, além de mais de 10 mil desaparecidos, segundo números do Ministério da Saúde local.

O Papa recordou o sofrimento das populações em Gaza e noutros territórios, “na sua maioria civis inocentes, todos eles pessoas que devem receber a ajuda humanitária de que necessitam”.

Israel iniciou na terça-feira passada uma incursão terrestre no Líbano contra o grupo militante Hezbollah, após uma série de bombardeamentos e ataques recíprocos na fronteira entre os dois países. “Todas as nações têm o direito de existir em paz e segurança e os seus territórios não devem ser atacados ou invadidos. A soberania deve ser respeitada e garantida pelo diálogo e pela paz, não pelo ódio e pela guerra.”

Francisco convidou todos a rezar pela paz. “[Esta segunda-feira] será um dia de oração e de jejum pela paz no mundo. Unamo-nos com a força do bem contra as conspirações diabólicas da guerra”, prosseguiu.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This