AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Catedral de Alexandre Nevsky, em Tallinn, Estónia. Foto Kadi-Liis Kopel Visit Tallinn

Novo projeto de lei

Governo da Estónia quer forçar ortodoxos a cortar laços com Moscovo

| 15/01/2025

Os laços da Igreja Ortodoxa da Estónia com o Patriarcado de Moscovo podem ter o seu fim à vista, se vier a avançar uma lei que proíbe organizações ligadas a entidades apoiantes de práticas de agressão militar.

“Esta iniciativa é necessária porque a Igreja Ortodoxa, que está subordinada ao Patriarcado de Moscovo, é o instrumento de influência mais importante para a Rússia e o Kremlin na Estónia” e “isso deve acabar”, considera o ministro dos assuntos internos do país, citado pelo site Err.

Para este governante, que é também o presidente do Partido Social-Democrata, Moscovo tem vindo a “recorrer a organizações religiosas para atingir os seus objetivos na Moldávia, na Ucrânia e noutros países”, não tendo “dúvidas de que isso foi feito e continuará a ser feito na Estónia”.

A iniciativa legislativa, anunciada inicialmente em outubro do ano findo, passa pela alteração de legislação existente. Ainda este mês, o Governo discutirá o seu projeto de lei, sendo a previsão que o parlamento da Estónia venha a debatê-lo na generalidade em fevereiro e a votá-lo na sua versão final em abril.

O projeto estabelece a proibição de atividades a igrejas que mantenham algum tipo de afiliação com o lado russo, em particular o Patriarcado de Moscovo, o que obrigaria a Igreja Ortodoxa da Estónia a mudar os seus estatutos, sob pena de o Governo solicitar às instâncias judiciais “a liquidação forçada”.

Uma tal decisão não implicaria, segundo o ministro, a proibição do culto nas igrejas, mas apenas o funcionamento das estruturas e órgãos da instituição.

Foto de destaque: Catedral de Alexandre Nevsky, em Tallinn, Estónia. © Kadi-Liis Kopel Visit Tallinn 

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal

EUA

Arquidiocese no Missouri leva práticas do ICE a tribunal novidade

A arquidiocese de St. Louis, no Missouri (EUA), intentou uma ação contra o Governo federal por ver os seus padres impedidos de distribuir a comunhão e ouvir em confissão os detidos pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, no acrónimo em inglês) internados no Centro de Detenção do Condado de Ste. Genevieve.

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.