Oitava edição a 9 de junho

“A Longa Noite das Igrejas” enche de manifestações artísticas os lugares de cultos italianos

| 6 Jun 2023

“O programa envolve este ano mais de uma centena de dioceses, é apoiado pelo Pontifício Conselho para a Cultura e pelo Ministério da Cultura italiano, e tem como tema “Onde estás?” Foto: A Longa Noite das Igrejas 2022 © Arquivo Vatican News

 

A oitava edição de “A Longa Noite das Igrejas” terá lugar em Itália na próxima sexta-feira, dia 9 de junho, abrindo durante a tarde e toda a noite, lugares de culto católicos, valdenses e metodistas, para concertos, espetáculos, leituras, visitas guiadas e outras atividades culturais, todas gratuitas.

O programa envolve este ano mais de uma centena de dioceses, é apoiado pelo Pontifício Conselho para a Cultura e pelo Ministério da Cultura italiano, e tem como tema “Onde estás?”. “É uma pergunta – referiu o responsável pelo projeto, Stefano Casagrande, ao Vatican News – que todos nos fazemos diariamente, dados os tempos incertos em que vivemos. Temos dúvidas sobre o que estamos vivendo e buscamos todos os dias uma resposta que muitas vezes não conseguimos encontrar. O convite, a pergunta, que nos fizemos este ano é precisamente uma reflexão sobre este mundo que nos surge como um lugar de grande hesitação”.

Para aquele que é a “alma” do projeto iniciado em 2016, inspirado no modelo austríaco da noite branca nas igrejas, o sucesso e a popularidade que o programa tem conhecido deve-se, em boa parte, à total abertura às iniciativas propostas pelas pessoas e organizações que desejam participar. “O nosso sucesso prende-se com o facto de não impormos qualquer tipo de constrangimento, ou limitações, à participação”, declarou Casagrande à Vatican News. “Não obstante existir uma verificação prévia, aceitamos qualquer inscrição. As iniciativas podem ser organizadas pelas próprias dioceses através dos seus gabinetes de cultura, mas tem sido cada vez mais frequente serem propostas experiências culturais, religiosas ou artísticas que demonstram como o envolvimento da comunidade é o terreno sobre o qual esta iniciativa nasceu, cresceu e se desenvolve”.

A programação é, portanto, muito descentralizada e inclui manifestações artísticas não necessariamente religiosas. Outro dos trunfos da iniciativa é o facto de ela estimular a abertura de pequenas capelas e de lugares de culto que habitualmente estão encerrados ao público.

A última edição de “A Noite Branca das Igrejas” decorreu o ano passado e registou a inscrição de 120 dioceses e o envolvimento de mais de 150 igrejas. A programação pode ser acompanhada em lunganottedellechiese.com

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This