AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

A primeira maravilha

| 01/07/2023

“O que em muitos ele provocou (o vídeo) foi uma consciência mais clara da beleza da vida humana na sua fase inicial. Antes de condenar o aborto, de discutir argumentos éticos ou de política legislativa, a visão e consciência dessa beleza deveria ser o ponto de partida.” Ilustração: Feto no sexto mês. © Sebastian Kaulitzki / Shutterstock.com /Infoescola

 

Recordo bem um vídeo intitulado A Vida Humana, a Primeira Maravilha, que foi exibido em muitas sessões de esclarecimento realizadas aquando do primeiro referendo sobre a liberalização do aborto, já lá vão vinte e cinco anos. Ainda estão por aí espalhadas muitas cassetes desse vídeo (um suporte que entretanto se tornou obsoleto), mas penso que será sempre bom revê-lo. O que em muitos ele provocou foi uma consciência mais clara da beleza da vida humana na sua fase inicial. Antes de condenar o aborto, de discutir argumentos éticos ou de política legislativa, a visão e consciência dessa beleza deveria ser o ponto de partida.

Recordei-me desse vídeo quando li um livro que tem um propósito semelhante, recentemente publicado em Itália e prefaciado pelo Papa Francisco: I Miracolo della vita – Riscoprire oggi l´avventura di nascere (Piemme, Milão, 2023), da autoria de Gabriele Semprebon, Lucca Crippa e Arnoldo Mosca Mondadori. Também este livro pretende defender a vida humana pela positiva, começando por expor a sua beleza, que, na sua fase inicial, é particularmente eloquente e impressionante, embora, como é natural, também para muitos invisível e desconhecida.

No prefácio desse livro, o Papa Francisco afirma como ele vem responder a apelos que tem feito várias vezes. Por um lado, o livro propõe-se transmitir ao leitor o espanto e a surpresa causadores de admiração (o stupore) e a alegria da vinda ao mundo de cada um de nós. Trata-se da “beleza do colher a vida nascente como titular do direito mais alto que cabe a todos, o direito de existir”. Por outro lado, o livro, cujo primeiro autor é perito em embriologia, responde também ao apelo, várias vezes formulado pelo Papa, ao contributo da ciência para a análise desta questão (do estatuto dos nascituros), porque não estão em jogo dogmas religiosos, mas dados objetivos da ciência.

Nesta linha, salientam os autores do livro como a única possibilidade de escutar a voz do nascituro é a de observar atentamente como tem início o seu percurso. Um processo que suscita admiração pela sua harmonia, que combina de forma altamente sapiente a delicadeza e a fragilidade, por um lado, e a eficácia e potência, por outro lado. Nenhuma fase desse processo acontece por acaso, tudo se desenvolve com admirável equilíbrio e energia, de modo a evitar riscos que tudo poderiam comprometer. Em pouquíssimo tempo, sucedem-se transformações com uma precisão impressionante.

A partir da conceção, gera-se um processo sincrónico, contínuo (sem saltos ou interrupções) e gradual. Se não falharem as necessárias e suficientes condições externas, esse processo (que continua, também sem saltos ou interrupções, depois do nascimento) há de realizar autonomamente todas as potencialidades de que o novo ser humano está intrinsecamente dotado. Desde esse primeiro instante, começa a história desse novo ser humano, começam as primeiras experiências que estão na base da sua existência.

Esse processo fará com que a células idênticas se sucedam células diferenciadas, tecidos e órgão com funções e características diferentes e complementares. Fará com que, a partir da oitava semana, surja e se enriqueça cada vez mais a perceção sensorial.

Também desde o início desse processo se vão ativando várias formas de interação com o ambiente exterior. Vai-se desenvolvendo a “casa” acolhedora para o novo hóspede. A partir da oitava semana, ele sente a carícia da mãe (do pai e de outras pessoas) através da parede do abdómen e assim se inicia uma comunicação positiva com o ambiente externo. De modo especialíssimo, vai-se solidificando a relação afetiva com a mãe, que continua depois do nascimento e que este não deveria nunca interromper (daí – acrescento eu – a violência da chamada “gestação de substituição”, para o filho e para a mãe gestante).

Outros aspetos muito sublinhados pelos autores do livro são: que tudo surge da união de um homem e uma mulher, da doação recíproca de uma parte de si mesmos, do que têm de mais único e precioso (o seu património genético); e que dessa união nasce um ser também ele único, com um património genético próprio, distinto dos da mãe e do pai, e de todos os outros seres humanos. A evolução que se segue não é casual, é a realização de um código único; o meu (e só o meu) código genético, ou o teu (e só o teu) código genético. Até ao momento de uma conceção, nunca algo de igual surgiu sobre a Terra e nunca algo de igual há de surgir depois. Por isso, cada vida humana é única e irrepetível. Somos parte do ecossistema (também isso se evidencia desses esses primeiros momentos), mas não nos confundimos com ele, porque cada um de nós pode dizer “eu”. Eis porque a perda de qualquer vida humana, seja qual for a fase da sua existência, é sempre irreparável.

Comecei por dizer que este livro pretende basear-se em dados objetivos da ciência, e não em verdades de fé. E assim é, na verdade. Mas devo dizer que me parece muito difícil não reconhecer nesses mesmo dados objetivos, “sem tirar nem pôr”, na sua beleza e sapiente harmonia, a marca indelével da beleza e sapiente harmonia do Deus Criador. Muito difícil será dizer que tudo é fruto do acaso cego.

Diante da visão e consciência da maravilha da vida humana na sua fase inicial, das potencialidades que toda a vida humana (única e irrepetível) encerra desde essa fase e que se atualizarão no futuro, compreende-se como tudo deve ser feito para evitar o seu fim precoce que decorre do aborto.

É essa a razão de outro apelo formulado pelo Papa Francisco no prefácio deste livro. Um apelo dirigido «a todos aqueles que, diante da vida nascente, não se detêm e não se rendem a uma solução dramática e definitiva como é o aborto, mas sentem que devem oferecer ao nascituro e à mãe a ajuda de uma sociedade finalmente dedicada à defesa da dignidade de todos, partindo das pessoas mais privadas de proteção». Essa sociedade – afirma também o Papa – deve recusar «a “cultura do descarte” em todos os campos e em todas as fases da existência: na fragilidade do nascituro, na solidão dos idosos, na vergonhosa miséria de muitos pobres que são privados do essencial e a que faltam perspetivas de desenvolvimento, no sofrimento de quem é vítima de guerras, das emigrações desesperadas, das perseguições em qualquer parte do mundo».

 

Pedro Vaz Patto é presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.