AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Uma criança ferida pelos bombardeamentos israelitas em Gaza chega ao hospital. Foto © UNICEFEyad El Baba
"Bombardearam as ruas onde as crianças pediam comida. Bombardearam as filas onde as mães esperavam pela farinha." Foto © UNICEF/Eyad El Baba

Testemunho em direto de Gaza

Atravessámos o fogo para vos dizer isto

| 03/07/2025

Não há internet, nenhum sinal, nenhum som. Nenhum mundo fora desta gaiola.

Andei meia hora entre escombros e pó. Não em busca de uma fuga, mas de um fragmento de sinal, apenas para sussurrar: “ainda estamos vivos”.

Não é que alguém pudesse ouvir, mas morrer sem ser ouvido é morte derradeira.

Gaza está agora em silêncio. Não é de paz, mas de aniquilamento. Não é um silêncio de quietude, mas de asfixia. Cortaram o último cabo. Nenhuma mensagem sai, nenhuma imagem entra. Até o luto foi proibido. Passo por cadáveres de edifícios, de casas, de pessoas. Alguns respiravam, outros não.

Todos apagados pela mesma mão que apagou as nossas vozes. Este não é simplesmente um cerco de bombas, é um cerco de memória. Uma guerra contra a nossa capacidade de dizer “estamos aqui”.

Os bombardeamentos não paravam, sobretudo em Jabalia. Bombardearam as ruas onde as crianças pediam comida. Bombardearam as filas onde as mães esperavam pela farinha. Bombardearam a própria fome. Sem comida. Sem água. Não há fuga possível. E aqueles que tentam, aqueles que procuram ajuda, são abatidos. As pessoas estão a morrer aqui e ninguém sabe disso. Não porque a matança tenha parado, mas porque a morte
das ligações foi bem sucedida.

A Internet foi o nosso último suspiro. Não era um luxo, era o último teste da nossa humanidade. E agora foi-se. E, na escuridão, eles matam sem consequências.

Encontrei este sinal ténue com o eSIM como um moribundo encontra um brilho de luz.

Sob este céu quebrado, arrisco a morte, não para me salvar, mas para enviar esta mensagem. Uma única mensagem. Uma última resistência.

Se estão a ler o que escrevi, lembrem-se: atravessámos o fogo para vos dizer isto. Não ficámos em silêncio. Fomos silenciados. E quando a ligação for restabelecida, a verdade sangrará através dos fios e o mundo saberá o que escolheu não ver.

 

Ezzideen Shehab é médico, vive em Gaza e é autor de um blogue e páginas nas redes sociais. Este texto foi traduzido e publicado na mais recente edição do boletim paroquial Notícias de Santa Isabel, de Lisboa.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This