Anuário Estatístico da Igreja

Aumentam os católicos no mundo, mas diminui o número de padres, freiras e catequistas

| 24 Out 2022

missa crismal na se de lisboa, abril 2021 foto c patriarcado de lisboa (1200 × 900 px)

Os padres eram ao todo 410.219 em 2020 (menos 4.117 do que no ano anterior). Os seminaristas maiores, diocesanos e religiosos também diminuíram globalmente. Foto © Patriarcado de Lisboa.

 

Por ocasião do 96º Dia Mundial das Missões, celebrado este domingo, 23, a Agência Fides apresentou o habitual “Anuário Estatístico da Igreja”, revelando que o número de católicos aumentou em todos os continentes, menos na Oceania, embora a percentagem face à população mundial tenha diminuído 0,01%. O número de diáconos cresceu, mas o de padres, religiosas e catequistas registou uma redução assinalável.

Os dados da Fides reportam a 31 de dezembro de 2020 e são comparados com os do ano anterior. No final de 2020, o número de católicos era de quase 1,4 mil milhões de pessoas (exatamente 1.359.612.000), mais 15.209.000 do que em 2019. O único continente onde não se registou aumento foi a Oceania (com menos nove mil católicos) e a América foi aquele onde houve um maior crescimento (mais 6.463.000).

Quanto aos padres, eram ao todo 410.219 em 2020 (menos 4.117 do que no ano anterior), o que significa um rácio de 14.948 pessoas por sacerdote. Os seminaristas maiores, diocesanos e religiosos também diminuíram globalmente (2.203 unidades, fixando-se no número de 111.855). As religiosas diminuíram 10.553 unidades, com uma forte incidência na Europa (em que passaram a ser menos 8.852).

Enquanto os bispos diminuíram em apenas 1 unidade, o número de diáconos permanentes aumentou ligeiramente, passando para 48.365 (mais 397 do que no ano anterior). Aumentaram também os missionários laicos (mais 3.121, ao todo). Já o número de catequistas decresceu bastante: passaram a ser menos 190.985 do que em 2019.

O anuário, que pode ser descarregado no site da Agência Fides, refere ainda números relativos à presença da Igreja Católica nos campos da educação, saúde e assistência social em todo o mundo.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This