Basílica de São João de Latrão cede anexos para animação cultural

| 16 Mar 21

São João de Latrão, Roma

São João de Latrão. © Foto Eugenia & Julian_Wikimedia Commons

Os edifícios anexos da Basílica de São João de Latrão (a igreja do bispo de Roma ou catedral da diocese) vão passar a acolher atividades culturais e museológicas, de acordo com uma carta datada de 20 de fevereiro que o Papa Francisco enviou ao seu cardeal vigário para a diocese de Roma, Angelo de Donatis. Na missiva, Francisco encarrega-o de “levar a cabo” no complexo que rodeia a Basílica atividades culturais abertas à cidade e a quem a visita.

A carta foi conhecida nesta terça-feira, 16 de março, e, de acordo com o Religión Digital, o Papa escreve que “ao longo dos séculos, a Igreja sempre trabalhou para promover o que é fruto do génio e da mestria dos artistas”, não apenas por amor à arte, mas também “para salvaguardar o património cultural perante os desafios e perigos que lhe teriam retirado a sua função e o seu valor.” 

Ao destinar o palácio e outros edifícios de São João de Latrão para fins de animação cultural, o Papa pretende dar continuidade a esta tradição e assumi-la como “tarefa que ainda hoje compromete o Bispo de Roma” na missão de “tornar possível a fruição da beleza dos bens e do património artístico confiados à sua proteção.”

Direitos humanos, paz e casa comum: como se reescreve um Papa?

Ensaio

Direitos humanos, paz e casa comum: como se reescreve um Papa? novidade

As intervenções de um Papa na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGONU) aconteceram em cinco momentos da História e resultaram de um estatuto jurídico reconhecido internacionalmente ao líder máximo da Igreja Católica, incomparável quer relativamente aos líderes das outras religiões, quer aos das nações. Isto, por si só, é relevante a nível da política e das relações internacionais.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site

Homenagem às vítimas da pandemia

Jornada Nacional Memória & Esperança 2021 já tem site novidade

O site oficial da Jornada Nacional Memória & Esperança 2021, iniciativa que visa homenagear as vítimas da pandemia com ações em todo o país entre 22 e 24 de outubro, ficou disponível online esta sexta-feira, 17. Nele, é possível subscrever o manifesto redigido pela comissão promotora da iniciativa e será também neste espaço que irão sendo anunciadas as diferentes iniciativas a nível nacional e local para assinalar a jornada.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This