Inédito secretismo

Biden com Francisco sem imagens em direto

| 28 Out 21

Joe Biden e Francisco em 2016. Foto © The White House, Public domain, via Wikimedia Commons

 

O aperto de mão entre o Presidente Biden e o Papa Francisco, no início da audiência desta sexta-feira à tarde, não será visto em tempo real por ninguém, à exceção dos membros de ambas as comitivas. A decisão divulgada esta quinta-feira de não oferecer a habitual cobertura televisiva em direto apanhou de surpresa os jornalistas creditados junto do Vaticano e da Casa Branca.

Dando conta do desapontamento dos jornalistas, Steven Portnoy, presidente da Associação de Correspondentes da Casa Branca, escreveu no Twitter: “Os repórteres têm coberto as audiências papais dos presidentes americanos desde que Woodrow Wilson foi recebido por Bento XV em janeiro de 1919.”

Contestando que a covid-19 possa ser usado como eventual desculpa para tão inusitada decisão, Portnoy acrescentou: “O nosso grupo de repórteres está totalmente vacinado e usa sempre máscara nestas ocasiões, consciente da sua própria segurança, bem como da dos líderes.” O líder dos correspondentes que acompanham o Presidente Biden reafirmou que tudo seria feito por eles “para garantir uma cobertura independente do encontro, o primeiro em 60 anos, de um presidente católico com o chefe da Igreja Católica”. 

Matteo Bruni, diretor da sala de Imprensa do Vaticano, assegurou que serão fornecidas imagens editadas do encontro aos jornalistas credenciados, mas não esclareceu por que razão a cobertura em direto tinha sido cancelada 24 horas antes do encontro.

Tal como noticiava o 7MARGENS a 26 de outubro, a reunião dos dois chefes de Estado realiza-se tendo como pano de fundo a movimentação de vários bispos que apoiam Trump e contestam Biden por causa da posição deste favorável à despenalização do aborto. Apesar de admoestada pelo Vaticano, a hierarquia americana tem continuado a pronunciar-se contra o Presidente – o segundo católico a assumir o cargo em quase 250 anos de história dos EUA  –, com algumas vozes favoráveis a que lhe seja recusada a comunhão.

A luta contra a pandemia, a emergência climática e a atenção aos mais pobres são os temas oficias do encontro. Biden e Francisco já se encontraram por diversas vezes, mas nunca sendo este Presidente dos EUA. Joe Biden está na Europa a caminho da Cimeira do Clima em Glasgow (COP 26) que se inicia no próximo domingo, 31 de outubro, naquela cidade escocesa.

 

Um caderno para imprimir e usar

Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar novidade

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Esta é a Igreja que eu amo!

Esta é a Igreja que eu amo! novidade

Fui um dos que, convictamente e pelo amor que tenho à Igreja Católica, subscrevi a carta que 276 católicas e católicos dirigiram ao episcopado português para que, em consonância e decididamente, tomassem “a iniciativa de organizar uma investigação independente sobre os crimes de abuso sexual na Igreja”.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This