
Chow disse que a sua visita “ressalta a missão da diocese de Hong Kong” como “uma Igreja-ponte” comprometida em “promover intercâmbios e interações entre os dois lados”. Foto: Direitos reservados.
O bispo católico de Hong Kong, o jesuíta Chow Sau-yan vai visitar Pequim durante cinco dias, a partir de 17 de abril, a convite do arcebispo local Joseph Li Shan para promover intercâmbios e interações entre católicos das duas regiões da China, lê-se num comunicado inserido no jornal da diocese de Hong Kong o Sunday Examiner na sua edição de 9 de março.
Chow disse que a sua visita “ressalta a missão da diocese de Hong Kong” como “uma Igreja-ponte” comprometida em “promover intercâmbios e interações entre os dois lados”. O bispo auxiliar Joseph Ha, o vigário-geral, padre Peter Choy, e o assistente do bispo, Wong Ka-Chun, acompanharão Chow durante a sua visita a Pequim. Além do encontro com Li, Chow e a equipa também se encontrarão com outros bispos, clérigos e leigos locais. A equipa visitará o seminário maior de Pequim, o seminário nacional e outras instituições relevantes da Igreja Católica na China.
Apesar do protocolo (não divulgado) que regula as relações entre a Santa Sé e a República Popular da China, o relacionamento entre os dois Estados não tem sido pacífico devido à perseguição de que a Igreja Católica (tal como outras religiões cristãs) são alvo naquele país, para além do apoio que Pequim vem desde sempre dando a uma Igreja Católica Nacional de sua obediência e que não é reconhecida por Roma.