
Rolando José Álvarez, numa foto de 2019, da Conferência Episcopal da Nicarágua. Foto © Ramírez 22 nic, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.
“Temos que responder ao ódio com amor, ao desespero com esperança e ao medo com a força e a coragem que nos foi dada pelo Cristo glorioso e ressuscitado”, diz o bispo de Matagalpa (Norte da Nicarágua), Rolando José Álvarez, num vídeo realizado dentro do edifício-sede da diocese que se encontra cercado por forças policiais desde o dia 4 de agosto.
O vídeo foi difundido nas redes sociais no dia 7 de agosto, noticiou a Angelus News de dia 8 de agosto. As forças polícias cercaram o edifício após o bispo Álvarez se ter pronunciado frontalmente contra o fecho pelo Governo de várias estações de rádio católicas da Diocese de Matagalpa. O Governo do presidente sandinista Daniel Ortega tem aumentado a repressão sobre instituições católicas no quadro da sua tentativa de aniquilar as instituições da sociedade civil e os seus opositores organizados [ver 7MARGENS].
A Conferência Episcopal da Nicarágua, noticiou a Vatican News de dia 8 de agosto, expressou em comunicado a sua “fraternidade, amizade e comunhão episcopal com Dom Rolando José Álvarez Lagos”, sublinhando: “Esta situação vivida pelo irmão no episcopado toca-nos o coração como bispos e como Igreja da Nicarágua: se um membro sofre, todos os membros padecem com ele.”