Cardeal Hummes anuncia criação do Organismo Episcopal Panamazónico

| 8 Abr 20

O Papa na missa de encerramento do Sínodo dos Bispos sobre a Amazónia. Foto © Sutterstock/Ponto SJ

 

Está já em marcha o processo de criação do Organismo Episcopal Panamazónico (OEP), proposto durante o Sínodo para a Região Panamazónica, que se realizou em outubro do ano passado, em Roma. O anúncio foi feito pelo cardeal brasileiro Cláudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Panamazónica, numa carta enviada a todas as entidades envolvidas no processo no passado dia 1.

“Começámos a fase mais significativa do processo, pois é aquela em que podemos colocar esse amor pela Amazónia em obras, inspiradas pelas palavras”, escreveu o cardeal na carta. Este organismo, que conta com o apoio do Papa Francisco, pretende “ser o canal eficaz para assumir, a partir do território da Igreja latino-americana e caribenha, muitas das propostas que surgiram no Sínodo. Será o eixo que articula redes e iniciativas eclesiais e socioambientais a nível continental e internacional”, recordou.

A proposta, segundo a carta, é que a assembleia constituinte do OEP ocorra em maio ou junho, altura em que será revisto o documento de constituição, eleitos os membros do órgão colegial e ainda preparada uma assembleia geral.

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This