Depois de cinco meses retirado

Cardeal Woelki volta a pedir resignação de arcebispo de Colónia

| 2 Mar 2022

Cardeal Rainer Maria Woelki.

Cardeal Rainer Maria Woelki. Foto: Diocese de Colónia/Wikimedia Commons.

O cardeal Rainer Maria Woelki, arcebispo de Colónia, na Alemanha, anunciou esta quarta-feira, 2, que entendeu apresentar ao Papa a sua renúncia do cargo, depois de cinco meses de retiro da arquidiocese.

O caso, um dos mais badalados no âmbito do processo dos abusos sexuais na Igreja alemã, relaciona-se com o modo como o arcebispo geriu as denúncias na diocese, a maior e uma das mais ricas do país.

O arcebispo encomendou, em 2019, a uma firma independente um estudo cujos resultados ele não aceitou. Na sequência disso, conforme relata a Associated Press, solicitou a um advogado um outro estudo, que foi apresentado em março de 2021, cobrindo o período de 1975 até 2018.

Nele foram identificados 75 casos em que perto de uma dezena de altos responsáveis da Igreja de Colónia, incluindo o antecessor de Rainer Woelki no cargo, descuidaram as vítimas de abusos e não trataram devidamente casos de padres e leigos que abusaram de crianças.

Também o arcebispo de Hamburgo surgia no relatório como tendo lidado negligentemente com 11 casos, enquanto teve responsabilidades em Colónia. Em sequência, solicitou ao Papa a sua demissão, o que Francisco veio a recusar em setembro de 2021.

Quanto a Woelki, entendeu não se demitir, mas deixou o seu lugar à disposição de Roma, pedindo, ao mesmo tempo, que o seu comportamento fosse examinado. Uma comissão do Vaticano esteve na diocese e concluiu que o cardeal não tinha cometido nenhuma violação de normas, mas verberou o seu comportamento quanto à forma como lidou com os resultados, o que terá perturbado muitos fiéis.

Com o ambiente na diocese crispado, o arcebispo solicitou um tempo de afastamento e oração, ao que o Papa acedeu. Tendo recebido luz verde para continuar funções, depois de um encontro com Francisco, a data de retoma estava prevista para esta quarta-feira de cinzas. O responsável compareceu, mas para anunciar que iria insistir com o pedido de renúncia.

Numa mensagem quaresmal enviada aos fiéis, o cardeal, de 65 anos, reconhece que “a situação não ficou mais fácil desde outubro do ano passado. Um tempo de afastamento por si só não resolve nenhum problema.” Qualquer reconciliação “só pode ser contemplada, tentada e concretamente realizada em cooperação”, não distantes uns dos outros, acrescentou Rainer Maria Woelki.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

Polícia da moralidade encerrada no Irão

Protestos a produzir efeitos

Polícia da moralidade encerrada no Irão novidade

A ausência de polícia de moralidade nas ruas de Teerão e de outras grandes cidades iranianas nos últimos meses alimentaram a especulação que foi confirmada na noite de sábado pelo Procurador-Geral do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, de que a polícia havia sido desmantelada por indicação “do próprio local onde foi estabelecida”.

Um Deus mergulhado na nossa humanidade

Um Deus mergulhado na nossa humanidade novidade

Diante de uma elite obcecada pelo ritualismo de pureza, da separação entre puros e impuros, esta genealogia revela-nos um Deus que não se inibe de operar no ordinário e profano, que não toma preferência alguma acerca daqueles que se assumem categoricamente como sendo corretos, puros de sangue ou mesmo como pertencentes a determinada etnia ou género.

feitos de terra

feitos de terra

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, Domingo II do Advento A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 3 de Dezembro de 2022.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This