
Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. Foto: Direitos reservados
Entre o Passado e o Futuro é o título da iniciativa que decorre neste domingo, 14 de Março, através do canal YouTube, e que evocará Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, no momento em que se assinalam os 13 anos da sua morte, a 14 de Março de 2008.
A iniciativa será transmitida a partir das 18 horas, através do canal YouYube dos Focolares, segundo informação do movimento. Vários membros dos Focolares, oriundos dos cinco continentes, falarão sobre o carisma da fundadora. Em alguns casos, haverá expressões artísticas que pretendem também traduzir a actualidade do carisma de Chiara Lubich, que fundou o movimento e construiu a sua vida ao ideal de um mundo unido.
Nascida Silvia Lubich, em Trento, a 22 de janeiro de 1920, Chiara fundou os Focolares no final da II Guerra Mundial, com mais um grupo de amigas, com a ideia de procurar a unidade entre os povos e a fraternidade universal. Dedicou-se em especial ao diálogo ecuménico, inter-religioso e inter-cutlural. Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio, definiu-a como uma personalidade “que marcou, com o seu carisma, a História nos mais variados âmbitos, da mística ao empenho social, passando pela política, economia, educação e arte”.