Estreia no YouTube

Como podem a fé e a amizade salvar o planeta? O documentário “A Carta” responde

| 3 Out 2022

 

Estreia esta terça-feira, 4 de outubro, o documentário “The letter. A message for our earth” (em português, “A Carta. Uma mensagem para o nosso planeta”), que apresenta quatro protagonistas (um refugiado climático do Senegal, uma ativista adolescente da Índia, cientistas do Havaí e um indígena da Amazónia brasileira), em diálogo com o Papa Francisco. A estreia mundial decorre no Vaticano, por ocasião da festa de São Francisco de Assis, pelas 10h30 (hora de Portugal continental), no canal do Vatican News no YouTube.

Dos mesmos produtores do premiado “My Octopus Teacher” (“A Sabedoria do Polvo”), disponível na plataforma Netflix, o documentário inspira-se na encíclica “Laudato si'” e mostra como a fé, a amizade e a ciência podem combater a crise climática e ecológica. Os protagonistas, oriundos de diferentes realidades e regiões, partilham o mesmo sonho: salvar o planeta, e inspirar outros a fazer o mesmo, porque “nenhum de nós é uma ilha e todos precisamos uns dos outros”.

“Vocês são poetas sociais, porque têm a capacidade e a coragem de criar esperança onde apenas há descarte e exclusão”, reconhece Francisco no filme, que conta ainda com intervenções do prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, o presidente do Painel Intergovernamental de Peritos em Mudança Climática (IPCC), Hoesung Lee, a presidente do Conselho de Administração do Movimento Laudato si’, Lorna Gold, e ainda Nicolas Brown, que escreveu o guião e dirigiu o documentário.

O documentário ficará disponível gratuitamente na plataforma do YouTube Originals, e o Movimento Laudato Si’ apela ao apoio de todos para que o mesmo possa ser exibido no maior número de comunidades possível, em “todos os cantos do mundo”, levando “as pessoas a agirem imediatamente pelo nosso planeta”.

Nesta terça-feira, dia 4, o documentário será exibido em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, conforme o 7MARGENS noticiou noutro local.

 

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio

Prevista pena de morte

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio novidade

Uma nova legislação aprovada pelo Parlamento ugandês esta semana prevê penas de até 20 anos de prisão para quem apoie “atividades homossexuais” e pena de morte caso haja abusos de crianças ou pessoas vulneráveis associados à homossexualidade. O alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, já pediu ao presidente do país africano que não promulgue esta “nova lei draconiana”, mas os bispos do país, católicos e anglicanos, permanecem em silêncio.

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores

Após reunião com Comissão Independente

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores novidade

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) suspendeu preventivamente um elemento suspeito da prática de abusos sexuais de menores, depois de ter recebido da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica a informação de sete situações de alegados abusos que não eram do conhecimento da organização. Em comunicado divulgado esta sexta-feira, 24 de março, o CNE adianta que “está atualmente a decorrer o processo interno de averiguação, para decisão em sede de processo disciplinar e outras medidas consideradas pertinentes”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ” novidade

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Além da montanha… existe um arco-íris

Além da montanha… existe um arco-íris novidade

Vi o livro no balcão do espaço de atendimento, no seminário dos Dehonianos, em Alfragide. A capa chamou-me a atenção. Peguei nele, folheei aleatoriamente e comecei a ler algumas frases. Despertou-me curiosidade, depois atenção e logo após interesse. (Opinião de Rui Madeira).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This