Estreia no YouTube

Como podem a fé e a amizade salvar o planeta? O documentário “A Carta” responde

| 3 Out 2022

 

Estreia esta terça-feira, 4 de outubro, o documentário “The letter. A message for our earth” (em português, “A Carta. Uma mensagem para o nosso planeta”), que apresenta quatro protagonistas (um refugiado climático do Senegal, uma ativista adolescente da Índia, cientistas do Havaí e um indígena da Amazónia brasileira), em diálogo com o Papa Francisco. A estreia mundial decorre no Vaticano, por ocasião da festa de São Francisco de Assis, pelas 10h30 (hora de Portugal continental), no canal do Vatican News no YouTube.

Dos mesmos produtores do premiado “My Octopus Teacher” (“A Sabedoria do Polvo”), disponível na plataforma Netflix, o documentário inspira-se na encíclica “Laudato si'” e mostra como a fé, a amizade e a ciência podem combater a crise climática e ecológica. Os protagonistas, oriundos de diferentes realidades e regiões, partilham o mesmo sonho: salvar o planeta, e inspirar outros a fazer o mesmo, porque “nenhum de nós é uma ilha e todos precisamos uns dos outros”.

“Vocês são poetas sociais, porque têm a capacidade e a coragem de criar esperança onde apenas há descarte e exclusão”, reconhece Francisco no filme, que conta ainda com intervenções do prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, o presidente do Painel Intergovernamental de Peritos em Mudança Climática (IPCC), Hoesung Lee, a presidente do Conselho de Administração do Movimento Laudato si’, Lorna Gold, e ainda Nicolas Brown, que escreveu o guião e dirigiu o documentário.

O documentário ficará disponível gratuitamente na plataforma do YouTube Originals, e o Movimento Laudato Si’ apela ao apoio de todos para que o mesmo possa ser exibido no maior número de comunidades possível, em “todos os cantos do mundo”, levando “as pessoas a agirem imediatamente pelo nosso planeta”.

Nesta terça-feira, dia 4, o documentário será exibido em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, conforme o 7MARGENS noticiou noutro local.

 

Comissão Justiça e Paz de Braga apela a “reforma do sistema político”

Em nota sobre as eleições

Comissão Justiça e Paz de Braga apela a “reforma do sistema político” novidade

A Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Braga considera imperativo “que se comece a configurar uma reforma do sistema político”, e que a Política possa “corresponder ao desafio de merecer a confiança dos cidadãos”. Caso contrário, continuaremos a assistir à capitalização do “descontentamento dos eleitores em relação aos eleitos” por “‘populistas’ ou por outras manifestações de rejeição da política”, alerta aquele organismo católico numa nota divulgada esta quarta-feira, 28 de fevereiro, a propósito das eleições de 10 de março.

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção”

Vídeo do Papa de março

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção” novidade

“Sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo”, afirma o Papa Francisco na edição de março d’O Vídeo do Papa, que acaba de ser divulgada. “Uma pessoa que sabe dizia-me que há mais mártires hoje do que no início do cristianismo. A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos”, acrescenta. E é por isso que pede a todos que rezem pelos novos mártires deste tempo, para que “contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém

Via Sacra ecuménica

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém novidade

A guerra em Israel prossegue e o sentimento de insegurança em Jerusalém cresce. Ainda assim, ou talvez por isso mesmo, a tradicional Via Sacra que ali se realiza anualmente por ocasião da segunda semana da Quaresma não foi cancelada. Na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, mais de mil crianças e jovens que frequentam as escolas cristãs da cidade, acompanhados de inúmeros familiares e professores, percorreram as ruas de lenços brancos na mão, pedindo a paz para todo o mundo, e em particular para a Terra Santa.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This