Estreia no YouTube

Como podem a fé e a amizade salvar o planeta? O documentário “A Carta” responde

| 3 Out 2022

 

Estreia esta terça-feira, 4 de outubro, o documentário “The letter. A message for our earth” (em português, “A Carta. Uma mensagem para o nosso planeta”), que apresenta quatro protagonistas (um refugiado climático do Senegal, uma ativista adolescente da Índia, cientistas do Havaí e um indígena da Amazónia brasileira), em diálogo com o Papa Francisco. A estreia mundial decorre no Vaticano, por ocasião da festa de São Francisco de Assis, pelas 10h30 (hora de Portugal continental), no canal do Vatican News no YouTube.

Dos mesmos produtores do premiado “My Octopus Teacher” (“A Sabedoria do Polvo”), disponível na plataforma Netflix, o documentário inspira-se na encíclica “Laudato si'” e mostra como a fé, a amizade e a ciência podem combater a crise climática e ecológica. Os protagonistas, oriundos de diferentes realidades e regiões, partilham o mesmo sonho: salvar o planeta, e inspirar outros a fazer o mesmo, porque “nenhum de nós é uma ilha e todos precisamos uns dos outros”.

“Vocês são poetas sociais, porque têm a capacidade e a coragem de criar esperança onde apenas há descarte e exclusão”, reconhece Francisco no filme, que conta ainda com intervenções do prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, o presidente do Painel Intergovernamental de Peritos em Mudança Climática (IPCC), Hoesung Lee, a presidente do Conselho de Administração do Movimento Laudato si’, Lorna Gold, e ainda Nicolas Brown, que escreveu o guião e dirigiu o documentário.

O documentário ficará disponível gratuitamente na plataforma do YouTube Originals, e o Movimento Laudato Si’ apela ao apoio de todos para que o mesmo possa ser exibido no maior número de comunidades possível, em “todos os cantos do mundo”, levando “as pessoas a agirem imediatamente pelo nosso planeta”.

Nesta terça-feira, dia 4, o documentário será exibido em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, conforme o 7MARGENS noticiou noutro local.

 

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós

Dia das Ruas com Gente em vez de Dia Sem Carros

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós novidade

Chamam-lhe o Dia Europeu Sem Carros. Eu diria que lhe deveríamos chamar, ao 22 de Setembro, o Dia Europeu das Ruas com Gente. Não estamos a tirar nada, apenas vislumbramos, por umas horas, no canto dos pássaros desocultado pelo silenciar dos motores, no ar límpido, e na alegria das crianças e dos velhos que assomam à rua, como poderia ser a cidade se nos devolvessem o espaço que o uso indiscriminado do automóvel nos roubou. 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza

ONU aquém das metas

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza novidade

Eleva-se a 1,2 mil milhões o número de pessoas que ainda viviam na pobreza em 2022, e calcula-se em 680 milhões, ou seja, cerca de 8 por cento da população mundial, aquelas que ainda enfrentarão a fome até ao final da década. Isto apesar dos compromissos assumidos pela ONU, em 2015, de combater a pobreza e a fome no mundo, e apostar decididamente no desenvolvimento sustentável.

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto

Memorial a construir na Bielorrússia

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto novidade

Há mais de 80 anos, milhares de lápides que descansavam no grande cemitério judaico de Brest-Litovsk, na Bielorrússia (sabe-se que ali estariam enterrados cerca de 50 mil judeus), foram profanadas e usadas ​​para outros fins. Cerca de 1.200 lápides (ou o que sobrou delas) foram descobertas nos últimos 20 anos e agora uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, a The Together Plan, decidiu devolvê-las ao seu local de origem, onde irá construir um memorial que homenageie esta comunidade brutalmente extinta.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This