AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Combustiveis fosseis. Foto © Climate VisualsAnna Liminowi
Mantendo-se as atuais emissões de dióxido de carbono, cada cinco anos acrescentam aproximadamente mais 0,1 ºC ao pico de aquecimento global. Foto © Climate VisualsAnna Liminowi

Novo relatório da ONU

Mundo vai ultrapassar os 1,5 ºC, mas “ultrapassar não é render-se”

| 21/10/2026

Com as atuais políticas climáticas, o planeta caminha para um aquecimento de 2,8 ºC neste século. O limite de 1,5 ºC será ultrapassado, mas ainda é possível regressar a esse nível até 2100, garante um novo relatório das Nações Unidas, que reclama cortes muito mais rápidos nas emissões de gases com efeito de estufa.

Divulgado esta quarta-feira, 21 de outubro, pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), o Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2026 foi significativamente intitulado The Point of Return (“O ponto de regresso”).

“Ultrapassar não é render-se”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, numa mensagem divulgada a propósito do relatório. O objetivo, defendeu, deve ser manter essa ultrapassagem “tão pequena e tão curta quanto possível” e conseguir que as temperaturas voltem a ficar abaixo dos 1,5 ºC até ao final do século.

Para isso, porém, será necessária uma redução das emissões de gases com efeito de estufa muito superior à que os países atualmente prometem.

No cenário mais favorável analisado pelo PNUMA, o aquecimento atingiria um máximo de 1,7 a 1,8 ºC por volta de meados do século, antes de começar a diminuir. A probabilidade de a temperatura regressar aos 1,5 ºC ou menos até 2100 seria então de cerca de 50%.

Para chegar a essa trajetória, as emissões globais teriam de diminuir 18% até 2030, 45% até 2035 e 69% até 2040, tendo como referência os níveis de 2025. Seria também necessária a remoção e armazenamento permanente de cerca de 320 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo deste século.

 

Compromissos dos países ficam muito aquém

O problema é a distância entre estas reduções e aquilo que os países se comprometeram efetivamente a fazer. A concretização integral das Contribuições Nacionalmente Determinadas — os planos climáticos apresentados no âmbito do Acordo de Paris — permitiria reduzir as emissões apenas entre 5% e 8% até 2030 e entre 11% e 15% até 2035, face a 2025.

Mesmo que todos esses compromissos fossem cumpridos e o esforço se prolongasse nas décadas seguintes, o aquecimento seria limitado a cerca de 2,6 ºC. Num cenário ainda mais otimista, que inclui também o cumprimento das metas adicionais de neutralidade carbónica anunciadas pelos países, a subida da temperatura ficaria nos 2,1 ºC.

As projeções são piores do que as apresentadas no ano passado. Segundo o PNUMA, isso deve-se, entre outros fatores, à retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris e à revisão das estimativas das emissões históricas. Os novos compromissos climáticos apresentados desde o relatório anterior tiveram um impacto praticamente insignificante nas projeções.

O PNUMA alerta também para a urgência: mantendo-se as atuais emissões de dióxido de carbono, cada cinco anos acrescentam aproximadamente mais 0,1 ºC ao pico de aquecimento global. E cada fração adicional de grau aumenta os riscos para os ecossistemas e para as populações, incluindo a possibilidade de alterações irreversíveis nos mantos de gelo, no carbono armazenado nos solos e na circulação dos oceanos.

 

Soluções já estão a dar resultados

Apesar do cenário, o relatório identifica sinais de que a trajetória ainda pode ser alterada. Políticas climáticas aplicadas nos últimos anos já produziram reduções efetivas das emissões e a expansão das energias renováveis está a tornar as tecnologias de baixo carbono cada vez mais competitivas.

De acordo com a análise do PNUMA, as políticas estudadas no setor da eletricidade permitiram, em média, reduções de emissões de cerca de 9%, enquanto instrumentos económicos como limites ou impostos sobre as emissões de carbono produziram reduções entre 5% e 13% em diferentes setores.

O problema é que estes resultados continuam concentrados num número limitado de países e atividades económicas. Dos 63 casos identificados de grandes reduções de emissões associadas a políticas públicas, 40 ocorreram na Europa e 48 em economias desenvolvidas, sobretudo nos setores da eletricidade, indústria, transportes e edifícios.

Para Inger Andersen, diretora executiva do PNUMA, a expansão destas políticas e o crescimento das energias limpas mostram que ainda é possível mudar a trajetória atual. Mas isso exigirá uma aceleração já no próximo ano e uma liderança particularmente forte das maiores economias do G20.

O relatório deixa, assim, uma mensagem que procura contrariar a ideia de que a ultrapassagem dos 1,5 ºC torna inútil o esforço climático. Pelo contrário: quanto menor for o pico de aquecimento e menos tempo durar, menores serão os danos e a necessidade de recorrer, no futuro, à remoção de enormes quantidades de dióxido de carbono da atmosfera.

Como resume António Guterres, ultrapassar o limite não significa desistir de regressar a ele.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Faz o que o teu coração manda”

[Lugar (in)comum]

“Faz o que o teu coração manda” novidade

“Faz o que o teu coração manda”. Oferecida ou vendida através do cinema, da literatura, da autoajuda e dos gurus das redes sociais, a expressão promete liberdade. No entanto, pela irresponsabilidade que traz em si, atrevo-me a dizer que pode ser uma das expressões mais infantis e inconsequentes da cultura contemporânea. [Texto de Júlia Costa]

Pós-17 de outubro: bispos franceses apelam à paz e ao diálogo sobre reivindicações justas

Tumultos em França

Pós-17 de outubro: bispos franceses apelam à paz e ao diálogo sobre reivindicações justas novidade

“Junto com todos os fiéis rezamos para que os distúrbios cessem, para que as reivindicações justas sejam ouvidas e levadas em consideração e para que, por meio da prática do diálogo e do respeito à justiça, a paz possa regressar”, escrevem os bispos franceses num comunicado em que condenam “a espiral de violência” vivida em quase todas as cidades francesas no dia 17 de outubro.

Entre a guerra, o ébola e uma nova crise política, emergência humanitária intensifica-se na República Democrática do Congo

Fundação AIS denuncia

Entre a guerra, o ébola e uma nova crise política, emergência humanitária intensifica-se na República Democrática do Congo novidade

A República Democrática do Congo (RDC) está a viver uma das fases mais delicadas dos últimos anos. No leste, a violência armada continua a provocar deslocações de populações e a dificultar o acesso aos cuidados de saúde; em várias regiões, o surto de ébola continua a agravar-se; e, em Kinshasa, cresce a tensão política em torno do futuro do Presidente Félix Tshisekedi.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.