KAICIID reuniu com Papa

Compromisso pela paz universal através do diálogo interreligioso

| 8 Jun 2023

Grupo de bolseiros do KAICIID (Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural), numa visita à Mesquita Central de Lisboa durante um seminário de formação de líderes, em Lisboa, 22 Fevereiro 2022. Foto © Nuno Patrício.

Grupo de bolseiros do KAICIID (Centro de Diálogo Internacional), numa visita à Mesquita Central de Lisboa durante um seminário de formação de líderes, em Lisboa, 22 Fevereiro 2022. Foto © Nuno Patrício.

 

Antes da cirurgia a que foi submetido, o Papa Francisco recebeu em audiência Zuhair Alharthi, o secretário-geral do Centro de Diálogo Internacional – KAICIID, que “expressou gratidão pelo papel histórico que o Vaticano tem desempenhado, a nível mundial, no apoio ao trabalho programático de diálogo interreligioso e intercultural do Centro de Diálogo Internacional”, de acordo com uma nota à comunicação social da organização, divulgada na quarta-feira, dia 7.

O KAICIID recordou que o rei Abdullah bin Abdulaziz, da Arábia Saudita, e que já morreu, “no seu papel de Guardião das Duas Mesquitas Sagradas”, e o também falecido Papa Bento XVI, “encontraram-se, em 2007, para debater a fundação de uma nova iniciativa interreligiosa”. “Esse gesto inicial de estender a mão para além de séculos de incompreensão, de pôr de lado as suas próprias certezas em favor do diálogo com o outro, têm orientado, desde então, o trabalho do Centro [KAICIID]”, nota o comunicado. A Santa Sé continua a ser fundador observador do Centro de Diálogo Internacional, assegurando o cumprimento do seu mandato, regista-se.

“O Vaticano tem desempenhado um papel significativo na promoção da importância do diálogo interreligioso como um meio necessário para criar a paz universal”, afirmou Zuhair Alharthi, citado na nota à comunicação social. “Sinto-me honrado por me encontrar com o Papa Francisco para reafirmar os nossos esforços no diálogo e a importância de um maior empenho nestes esforços antes da sua visita ao nosso país anfitrião, Portugal, para a Jornada Mundial da Juventude”, sintetizou.

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID é uma organização intergovernamental que promove a paz e a compreensão através do diálogo interreligioso e intercultural.

 

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses

Sucedendo a José Diogo Ferreira Martins

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses novidade

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP). A médica, que trabalha na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e é uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa, foi eleita por unanimidade no passado sábado, 13 de abril, para o triénio 2024-2026.

Cristianismo e democracia

Cristianismo e democracia novidade

Em tempo de comemoração dos cinquenta anos da revolução de 25 de abril, penso dever concluir que o maior legado desta é o da consolidação do Estado de Direito Democrático. Uma consolidação que esteve ameaçada nos primeiros tempos, mas que se foi fortalecendo progressivamente. Esta efeméride torna particularmente oportuna a reflexão sobre os fundamentos éticos da democracia. [Texto de Pedro Vaz Patto]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Alfredo Teixeira em conferência dia 16

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã novidade

Podem algumas canções de intervenção ligadas à Revolução de 25 de Abril de 1974 relacionar-se com o catolicismo? O compositor e antropólogo Alfredo Teixeira vai procurar mostrar que há uma “afinidade” que une linguagem bíblica e cristã à música de Zeca, José Mário Branco, Lopes-Graça, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e outros.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This