
Grupo de bolseiros do KAICIID (Centro de Diálogo Internacional), numa visita à Mesquita Central de Lisboa durante um seminário de formação de líderes, em Lisboa, 22 Fevereiro 2022. Foto © Nuno Patrício.
Antes da cirurgia a que foi submetido, o Papa Francisco recebeu em audiência Zuhair Alharthi, o secretário-geral do Centro de Diálogo Internacional – KAICIID, que “expressou gratidão pelo papel histórico que o Vaticano tem desempenhado, a nível mundial, no apoio ao trabalho programático de diálogo interreligioso e intercultural do Centro de Diálogo Internacional”, de acordo com uma nota à comunicação social da organização, divulgada na quarta-feira, dia 7.
O KAICIID recordou que o rei Abdullah bin Abdulaziz, da Arábia Saudita, e que já morreu, “no seu papel de Guardião das Duas Mesquitas Sagradas”, e o também falecido Papa Bento XVI, “encontraram-se, em 2007, para debater a fundação de uma nova iniciativa interreligiosa”. “Esse gesto inicial de estender a mão para além de séculos de incompreensão, de pôr de lado as suas próprias certezas em favor do diálogo com o outro, têm orientado, desde então, o trabalho do Centro [KAICIID]”, nota o comunicado. A Santa Sé continua a ser fundador observador do Centro de Diálogo Internacional, assegurando o cumprimento do seu mandato, regista-se.
“O Vaticano tem desempenhado um papel significativo na promoção da importância do diálogo interreligioso como um meio necessário para criar a paz universal”, afirmou Zuhair Alharthi, citado na nota à comunicação social. “Sinto-me honrado por me encontrar com o Papa Francisco para reafirmar os nossos esforços no diálogo e a importância de um maior empenho nestes esforços antes da sua visita ao nosso país anfitrião, Portugal, para a Jornada Mundial da Juventude”, sintetizou.
O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID é uma organização intergovernamental que promove a paz e a compreensão através do diálogo interreligioso e intercultural.