“Conhece um judeu”: projeto inovador quer dar “voz e cara” à comunidade judaica na Alemanha

| 1 Jun 20

Foto © Conselho Central de Judeus da Alemanha

Pode parecer estranho, mas é verdade: muitas pessoas na Alemanha, em particular as mais jovens, nunca conheceram judeus, a não ser pelos livros de História. Para aumentar a exposição e o contacto com esta comunidade, que atualmente corresponde a menos de 0,2% da população daquele país, o Conselho Central de Judeus lançou o projeto “Conhece um Judeu”, que vai apresentar judeus a não judeus e pô-los a conversar.

Mais de 300 voluntários judeus já se inscreveram na iniciativa, que conta com o apoio do Governo alemão, e estão prontos para ir visitar escolas e outras instituições interessadas em aderir. Lina Roisenwasser, 30 anos, é uma delas: “É importante conversarmos uns com os outros e que não se refiram sempre a nós como vítimas, como se fôssemos apenas uma capítulo da história alemã. É importante mostrarmos que pertencemos ao país agora, somos parte da sociedade”, explica, em declarações ao jornal Jewish News.

Mascha Schmerling, coordenadora do projeto, confirma: “O conhecimento que [os alemães] têm sobre os judeus vem dos livros de história, da escola, ou está ligado ao Holocausto ou ao antissemitismo atual, ou por vezes chega através das políticas de Israel”. E conclui: o objetivo desta ideia é dar “uma cara e uma voz às pessoas judias”, educando e informando, contribuindo assim para aumentar a tolerância.

Artigos relacionados


Notice: Undefined index: HTTP_REFERER in /home/setemargve/www/wp-content/plugins/smart-marketing-for-wp/egoi-for-wp.php on line 188