AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

[Os dias da semana]

Contra a discriminação e o ódio

Martin Luther King a discursar. Foto © Direitos Reservados

 

A 30 de Janeiro, há 66 anos, uma bomba destruía uma parte da casa de uma das mais influentes personalidades do século XX. “Explosão abala residência do líder do boicote aos autocarros”, dizia o título principal do jornal The Montgomery Advertiser de 31 de Janeiro de 1956. A notícia referia que, no dia anterior, a casa de Martin Luther King em Montgomery, no Alabama, tinha sido atacada à bomba. Dentro de casa, estavam a mulher de Martin Luther King, Coretta Scott, e a filha de sete semanas, Yolanda. A fachada foi danificada, mas ninguém ficou ferido.

As notícias, que circularam rapidamente por todos os Estados Unidos da América, deram conta de que, quando soube do ataque, após ter falado a uma vasta plateia congregada num templo, Martin Luther King, pastor da Igreja Baptista de Montgomery, correu para casa apreensivo. Temia pela vida da família. Quando chegou, na rua já o aguardava uma multidão, havendo gente de armas na mão, preparada para o defender. Depois de abraçar a mulher e a filha, Martin Luther King dirigiu-se às pessoas que continuavam a acorrer para o apoiar. Do que disse, sobressaiu o apelo: “Se têm armas, levem-nas para casa; se não as tiverem, por favor, não as procurem. Não podemos resolver este problema com violência. Devemos enfrentar a violência com a não-violência”.

A bomba não era um incidente isolado. Outros episódios de intimidação tinham já visado o reverendo Martin Luther King por causa do papel que desempenhava então na luta contra a discriminação racial, particularmente a que ocorria nos autocarros. O racismo ditava que, neles, os negros apenas pudessem ocupar alguns lugares traseiros e, mesmo assim, teriam de os ceder se os brancos não tivessem onde se sentar.

No dia 1 de Dezembro de 1955, Rosa Parks, uma mulher negra, havia sido intimada a levantar-se e dar o assento a um branco. Mas ela não se levantou. A recusa alvoroçaria a cidade e o país. O condutor parou e chamou a polícia, que a deteve. Rosa Parks não ficou na prisão a aguardar o julgamento porque outro negro, Edgar Nixon, pagou a fiança. Poucos dias depois, começava o boicote aos autocarros, que Martin Luther King foi instado a liderar. O boicote duraria quase um ano. Findou quando, por decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América, terminou oficialmente a segregação racial nos autocarros de Montgomery.

Em Força para amar, Martin Luther King legou um inesquecível testemunho do que representaram esses dias que o colocaram na primeira linha do combate contra a discriminação racial: “O telefone tocou e disse uma voz encolerizada: ‘Escuta, negro, estamos fartos de ti. Antes da próxima semana, estarás arrependido de teres vindo a Montgomery…’ Tinha atingido o ponto de saturação… Estava quase a abandonar… Havia decidido entregar o problema a Deus… Mas nesse momento tive consciência da presença divina como nunca. Era como se pudesse ouvir a tranquilidade e segurança de uma voz interior: ‘De pé para a justiça. De pé para a verdade! Deus estará sempre a teu lado’. A minha incerteza desapareceu e estarei pronto para a luta.”

Martin Luther King foi um admirável líder espiritual, defensor dos direitos cívicos, um activista adepto da não-violência, reconhecido com o Prémio Nobel da Paz em 1964. No dia 4 de Abril de 1968, foi assassinado por um segregacionista branco em Memphis, no Tennessee. Também o Mahatma Gandhi, em cujo exemplo Martin Luther King se inspirou, foi assassinado. Um fanático hindu matou-o no dia 30 de janeiro de 1948. Passam neste domingo 74 anos. Os que sonharam e lutam por um mundo mais fraterno, mais justo e mais livre tiveram contra si fanáticos perigosos, mas deixaram um poderoso incentivo a que o combate contra a discriminação e o ódio não enfraqueça.

A última palavra não pertence aos violentos.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente novidade

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

Identidade e missão do professor de EMRC na escola

Ensaio

Identidade e missão do professor de EMRC na escola novidade

A identidade e a missão do professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola pode ser vista sob múltiplos pontos de vista; porém, desejo fazê-lo a partir de três palavras ou pilares que considero substanciais. Estruturo esta reflexão a partir do “habitar-se”, do “habitar com” e do “habitar o ainda não”. [Texto de Adriano Batista, intervenção no Simpósio sobre a Educação e Escola em Portugal].

As cápsulas

[Sete Partidas]

As cápsulas novidade

No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.