Corona Care: rede de médicos, psicólogos e religiosos oferece esclarecimentos e conforto

| 20 Mar 20

Camillo de Lellis, fundador dos camilianos e padroeiro dos doentes.

 

Os Camilianos, ordem religiosa católica que se dedica à assistência aos doentes, lançaram uma plataforma digital que oferece esclarecimentos sobre a covid-19 e apoio psicológico a todos aqueles que tenham dúvidas ou receios relativamente a esta nova doença. A plataforma chama-se Corona Care, pode ser acedida através do endereço coronacare.life e permite o envio de e-mails e a realização de chamadas telefónicas que são atendidas por uma equipa de médicos, psicólogos e religiosos.

O serviço, que nasceu na Índia, está disponível 24 horas por dia em 14 idiomas, entre os quais o português. Os voluntários procuram “levar alívio, não só aos doentes, mas principalmente aos que vivem com a angústia deste tempo”, sempre inspirados pelo carisma camiliano, conforme explicou, em entrevista ao Vatican News, um dos elementos da equipa, Marco Iazzolino.

De acordo com este voluntário, algumas das questões que a equipa tem recebido com mais frequência são “como reagir perante o pânico?” e “quando é que tudo isto vai acabar?”.

A rede cristã Corona Care conta com o apoio de diversas entidades, entre as quais a Fundação Camillian Disaster Service International e a Catholic Health Association of India. A ordem camiliana – fundada por Camillo de Lellis (1550-1614), padroeiro dos doentes – gere atualmente mais de 400 instituições hospitalares em todo o mundo, que têm estado a receber muitos infetados com o novo coronavírus. Marco Iazzolino sublinha, contudo, que “o coronavírus é uma parte importante e significativa neste momento, mas há muitas outras doenças que atingem principalmente os mais pobres no sul do mundo, que continuam a causar mais vítimas do que o coronavírus”.

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This