CRC promove homenagem a Luís Salgado Matos

| 2 Mar 21

Luís Salgado de Matos, Acção Católica

Luís Salgado de Matos, na apresentação do livro de Paulo Fontes sobre Acção Católica, em maio de 2011. Foto: Direitos Reservados.

 

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) promove no próximo dia 10 de março, pelas 18h30, via zoom, um encontro de homenagem a Luís Salgado de Matos, falecido a 15 de fevereiro, autor com um largo contributo para o estudo da história religiosa contemporânea com muitas obras e artigos, destacando-se mais recentemente: O Estado de Ordens (2004), A Separação do Estado e da Igreja (2011) e Cardeal Cerejeira: um Patriarca de Lisboa no século XX Português (2018).

Salgado de Matos nasceu em Lisboa em 1946. Os seus temas de pesquisa preferidos foram o Estado, a Igreja e as Forças Armadas sobre os quais publicou intensamente.

Licenciou-se em Direito e doutorou-se em Sociologia Política pela Universidade de Lisboa; fez a agregação em Instituições Políticas na Universidade Nova de Lisboa. Exerceu diversos cargos públicos, tendo sido secretário de Estado da Economia do Governo de Transição de Moçambique (1974-1975), presidente do Instituto Português de Cinema, presidente da administração do Teatro São Carlos e administrador do Porto de Lisboa. Foi consultor do ministro da Defesa Júlio Castro Caldas (no segundo governo de António Guterres) e do antigo Presidente da República, Jorge Sampaio (2001-2006).

O seu percurso foi também marcado pelo envolvimento nas revistas Seara Nova e O Tempo e o Modo (sob o pseudónimo de Luís Amado de Passos) além de ter sido preso pela PIDE em 1965, quando era estudante da Faculdade de Direito. Dinamizava há vários anos os blogues Estado e Igreja e O Economista Português.

Pode participar-se no encontro através desta ligação.

 

Jorge Sampaio, um laico cristão

Jorge Sampaio, um laico cristão novidade

Já tudo, ou quase tudo, foi dito e escrito sobre a figura do Jorge Sampaio. Assinalando a sua morte, foram, por muitos e de múltiplas formas, sublinhadas as diversas facetas definidoras da sua personalidade nos mais diversos aspetos. Permitam-me a ousadia de voltar a este tema, para sublinhar um aspeto que não vi, falha minha porventura, sublinhado como considero ser merecido.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Escutar todos, com horizontes para lá das “fronteiras” da Igreja

Inquérito sobre o Sínodo

Escutar todos, com horizontes para lá das “fronteiras” da Igreja novidade

O Papa observava, no encontro sinodal com a sua diocese de Roma, no último sábado, 18, que escutar não é inquirir nem recolher opiniões. Mas nada impede que se consultem os cristãos sobre as “caraterísticas e âmbito” que “entendem dever ter a escuta que as igrejas diocesanas são chamadas a realizar, desde 17 de outubro próximo até ao fim de março-abril de 2022. Era esse o terceiro ponto da consulta feita pelo 7Margens, cujas respostas damos hoje a conhecer.

Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro

União Europeia

Nova estratégia de combate ao antissemitismo será apresentada em outubro novidade

A União Europeia (UE) deverá divulgar, no próximo mês de outubro, uma “nova estratégia de combate ao antissemitismo e promoção da vida judaica”. A iniciativa surge na sequência da disseminação do racismo antissemita em inúmeros países da Europa, associada a teorias da conspiração que culpabilizam os judeus pela propagação da covid-19, avançou esta quarta-feira, 22, o Jewish News.

Livrai-nos do Astérix, Senhor!

Livrai-nos do Astérix, Senhor! novidade

A malfadada filosofia do politicamente correcto já vai no ponto de apedrejar a cultura e diabolizar a memória. A liberdade do saber e do saber com prazer está cada vez mais ameaçada. Algumas escolas católicas do Canadá retiraram cerca de cinco mil títulos do seu acervo por considerarem que continham matéria ofensiva para com os povos indígenas.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This