Participação sinodal abaixo dos 0,5 por cento

Cristãos polacos sentem a sua Igreja como velha, tímida e clerical

| 1 Set 2022

Bispos polacos numa assembleia há dois anos: a participação sinodal foi escassa. Foto: Conferência Episcopal Polaca.

 

A síntese polaca refere a perceção dos poucos católicos que participaram no processo sinodal de que a sua Igreja é “velha, tímida e cansada”, “uma concubina do Estado”, “algo para as gerações mais velhas” e está “desapegada da vida”, sintetizou, de acordo com o site católico The Pillar de 24 de agosto, o arcebispo Stanisław Gądecki, presidente da Conferência Episcopal daquele país na conferência de imprensa em que apresentou o documento de 23 páginas.

“As consultas sinodais sublinharam a existência de um clericalismo arraigado e generalizado, pelo qual não só os presbíteros são responsáveis, mas também os leigos que reforçam tais atitudes entre os sacerdotes”, lê-se no documento (que pode ser consultado em língua polaca).

A síntese nacional dá conta de vários “pedidos pastorais concretos” vindos das dioceses, entre eles “a necessidade da catequese para adultos” e “o cuidado pastoral para com os que, em graus variados, permanecem na periferia da Igreja (especialmente os que vivem em relações não sacramentais, pessoas com deficiência e – menos frequentemente – pessoas LGBT+)”. O documento incluí um gráfico indicando que metade dos relatórios diocesanos mencionam o termo “LGBT+”, enquanto mais de 90 por cento referem as “relações não sacramentais” (casais em coabitação).

Contudo, o arcebispo Gądecki admitiu que “o sínodo não despertou um interesse massivo”, pois apenas 100.000 pessoas terão participado nas consultas locais, ou seja, menos de 0,5 por cento dos 32,5 milhões de católicos polacos.

Em 2021, o estudo “Igreja na Polónia” concluiu que a prática religiosa entre os jovens caíra para metade em três décadas e que apenas 20 por cento dos católicos consideravam a coabitação antes do casamento moralmente errada.

O Vaticano divulgará os termos e o calendário da próxima etapa do processo sinodal (a fase continental) numa conferência de imprensa que terá lugar no próximo dia 10 de setembro, sexta-feira.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This