Polónia

Papa destitui bispo por “negligência” num caso de abuso sexual

| 12 Mar 2024

Bispos polacos em reunião de final de Agosto 2020: 13 deles já se demitiram por causa dos abusos sexuais. Foto: Conferência Episcopal Polaca.

 

O Papa Francisco destituiu o bispo polaco da diocese de Lowicz, Andrzej Franciszek Dziuba, acusado de negligência no tratamento de um caso de abuso por parte de um padre.

Um comunicado da nunciatura apostólica (embaixada) da Santa Sé na Polónia, citado pela Vida Nueva, refere que a exoneração de Andrzej Dziuba ocorre na sequência de averiguações que denunciaram falhas no modo como o bispo lidou com o caso.

Já em 2020 tinha havido uma investigação a Dziuba liderada pelo agora cardeal Grzegorz Rys, arcebispo metropolita de Lodz, à luz do motu proprio do Papa Vos estis lux mundi, que estabelece um conjunto de regras para lidar com os abusos sexuais. Os resultados foram, na altura, apresentados à Santa Sé.

Esta demissão acontece depois de outros 13 bispos polacos terem sido igualmente demitidos na sequência do flagelo dos abusos eclesiásticos no país. Até ser nomeado um novo responsável para a diocese, o Papa nomeou o bispo Wojciech Tomasz como administrador apostólico de Lowicz.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This