AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

autores - Hugo Peixoto Henriques

Entre Margens

“De Maria numquam satis”: Frei Bernardo de Vasconcelos e o Amor à Mãe de Deus

 

“De Maria numquam satis” (Nunca se diz o suficiente sobre Maria) — esta frase, que atravessou séculos, foi cunhada por São Bernardo de Claraval, o grande Doutor da Igreja do século XII. O mesmo espírito que animou esse santo percorreu, com notável perseverança, a breve, mas intensa vida do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos (1902–1932). A sua devoção a Nossa Senhora não foi apenas uma prática devocional: foi uma presença constante, terna e transformadora, desde a juventude até ao último suspiro.

Ainda adolescente, Bernardo de Vasconcelos viveu uma crise interior, comum a muitos jovens. Mas o regresso à fé, aconteceu de forma simbólica e tocante: «foi Nossa Senhora por certo, com quem tive sempre uma grande devoção, quem me levou a praticar um acto que me encheu de júbilo, restituindo a minha alma ao verdadeiro caminho» (Carta à mãe, Coimbra, 6.12.1919), escolhendo o dia 8 de dezembro de 1919 — Solenidade da Imaculada Conceição — para se confessar e comungar, selando o reencontro com Deus: «O meu fim principal foi comungar no dia 8, de Nossa Senhora da Conceição» (Carta à irmã Maria Bárbara, 12.12.1919).

Desde então, Maria tornou-se o seu caminho seguro. Em 1921, a estudar no Porto por exigência do pai, decide inscrever-se na Congregação Mariana do Carmo (mais tarde S. Bento da Vitória). Nesse contexto, escreve com entusiasmo juvenil: «Amanhã vou entrar para os Filhos de Maria, do Carmo. Tenho diante de mim a fita azul e a medalha que comprei agora mesmo. Que a Virgem me guie e me proteja!» (Carta de 18.6.1921). Poucos dias depois, pede à irmã o seu Terço — um gesto simples, mas revelador do lugar central que a oração mariana ocupava no seu dia-a-dia.

Em fevereiro de 1923, faz um retiro no Luso e escreve no seu Diário Espiritual o desejo profundo de se entregar ainda mais a Maria: «…porei aos pés da Santíssima Virgem a intenção, que Ela me inspirou de entrar na congregação de Filhos de Maria, de Coimbra». E escrevendo ao seu companheiro de Coimbra, Vaz Pinto, em Julho de 1923, diz: «Procurarei sempre e em toda a parte ser um bom Filho de Maria Santíssima».

No Verão do mesmo ano, viaja em peregrinação a Lourdes com a irmã Manuela. Ali, entre multidões e esperanças, serviu de maqueiro e testemunhou a cura de uma religiosa. A experiência foi tão marcante que, de regresso, escreve ao amigo Vaz Pinto: «Nunca é demasiado falar na Virgem!» (Carta de 25.09.1923). Esta exclamação, tão espontânea, remete diretamente para o lema de São Bernardo de Claraval, “De Maria numquam satis”.

S. Julião de Samos

“A 24 de setembro de 1924, dá entrada no noviciado beneditino no Mosteiro de Samos.” Foto: Claustro do Mosteiro beneditino de S. Julião de Samos (Galiza). © José Antonio Gil Martínez / Wikimedia Commons

A 24 de setembro de 1924, dá entrada no noviciado beneditino no Mosteiro de Samos. Nesse momento decisivo da sua consagração, pede que ao seu nome de batismo fosse acrescentado o apelido “da Anunciada”, e que a cela onde passaria a viver e meditar durante o tempo de formação monástica tivesse como padroeira “Maria, Senhora das Mercês”.

Já como monge beneditino, Frei Bernardo nunca abandonou esta confiança mariana. Doente, frágil, mas obediente, participa em peregrinações ao Sameiro e a Fátima. Apesar de não receber o milagre da cura, escreve com fé serena: «Nossa Senhora não se dignou curar-me ainda. Pedi-lhe a minha cura, pedi-lhe até um milagre, por obediência» (Vida de Amor, p. 208). A sua humildade brilha ainda mais quando confessa: «Digo-lhe com franqueza: ao ver tanto doente tão doente, não me dava vontade de pedir a minha cura; antes queria a deles» (Carta, maio de 1928).

Instalado na comunidade beneditina da Falperra, e após um momento de oração no Sameiro, escreve à mãe com ternura filial e confiança total: «Eu cá estou no meu ninho! … e Nossa Senhora cá anda… Ela está sempre tão pertinho!…». A proximidade mariana era mais do que uma certeza espiritual: era presença amorosa, quase palpável.

Na doença prolongada, o terço torna-se a sua companhia inseparável. Três vezes por dia o rezava, acompanhando-o com jaculatórias simples e sinceras: «Conforta-me o terço (…) lanço como setas ao Coração do Senhor (…) Deus meus, misericórdia mea, e meu Jesus, misericórdia» (Carta de 14.11.1930). Estas invocações curtas e frequentes revelam uma alma que aprendia a confiar com ternura e abandono.

O último testemunho da sua devoção é, talvez, o mais belo. Na madrugada do dia 4 de Julho de 1932, prestes a partir, as suas palavras finais foram: «Amado Jesus, José e… Maria…» (Testemunho da irmã Maria Bárbara). Maria foi o nome que encerrou a sua existência — como uma Mãe que segura a mão do filho até ao fim.

Frei Bernardo viveu aquilo que professava: Ad Jesum per Mariam — A Jesus por Maria. O terço, as medalhas de Fátima e do Sameiro junto ao corpo, e diversas referências com afeto mariano revelam que, de facto, nunca é demais falar de Maria. A sua vida foi, toda ela, um eco do lema de Claraval: “De Maria numquam satis”.

Neste mês de Maio, mês de Maria, deixemo-nos inspirar pelo exemplo do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos. Que a sua confiança, simplicidade e amor filial nos conduzam também a nós à oração. Peguemos no terço — como ele tantas vezes fez — e rezemos com Maria e por Maria, caminhando até Jesus.

 

Hugo Peixoto Henriques é Vice-Postulador da Causa de Frei Bernardo de Vasconcelos

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This