“De Maria numquam satis” (Nunca se diz o suficiente sobre Maria) — esta frase, que atravessou séculos, foi cunhada por São Bernardo de Claraval, o grande Doutor da Igreja do século XII. O mesmo espírito que animou esse santo percorreu, com notável perseverança, a breve, mas intensa vida do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos (1902–1932). A sua devoção a Nossa Senhora não foi apenas uma prática devocional: foi uma presença constante, terna e transformadora, desde a juventude até ao último suspiro.
Ainda adolescente, Bernardo de Vasconcelos viveu uma crise interior, comum a muitos jovens. Mas o regresso à fé, aconteceu de forma simbólica e tocante: «foi Nossa Senhora por certo, com quem tive sempre uma grande devoção, quem me levou a praticar um acto que me encheu de júbilo, restituindo a minha alma ao verdadeiro caminho» (Carta à mãe, Coimbra, 6.12.1919), escolhendo o dia 8 de dezembro de 1919 — Solenidade da Imaculada Conceição — para se confessar e comungar, selando o reencontro com Deus: «O meu fim principal foi comungar no dia 8, de Nossa Senhora da Conceição» (Carta à irmã Maria Bárbara, 12.12.1919).
Desde então, Maria tornou-se o seu caminho seguro. Em 1921, a estudar no Porto por exigência do pai, decide inscrever-se na Congregação Mariana do Carmo (mais tarde S. Bento da Vitória). Nesse contexto, escreve com entusiasmo juvenil: «Amanhã vou entrar para os Filhos de Maria, do Carmo. Tenho diante de mim a fita azul e a medalha que comprei agora mesmo. Que a Virgem me guie e me proteja!» (Carta de 18.6.1921). Poucos dias depois, pede à irmã o seu Terço — um gesto simples, mas revelador do lugar central que a oração mariana ocupava no seu dia-a-dia.
Em fevereiro de 1923, faz um retiro no Luso e escreve no seu Diário Espiritual o desejo profundo de se entregar ainda mais a Maria: «…porei aos pés da Santíssima Virgem a intenção, que Ela me inspirou de entrar na congregação de Filhos de Maria, de Coimbra». E escrevendo ao seu companheiro de Coimbra, Vaz Pinto, em Julho de 1923, diz: «Procurarei sempre e em toda a parte ser um bom Filho de Maria Santíssima».
No Verão do mesmo ano, viaja em peregrinação a Lourdes com a irmã Manuela. Ali, entre multidões e esperanças, serviu de maqueiro e testemunhou a cura de uma religiosa. A experiência foi tão marcante que, de regresso, escreve ao amigo Vaz Pinto: «Nunca é demasiado falar na Virgem!» (Carta de 25.09.1923). Esta exclamação, tão espontânea, remete diretamente para o lema de São Bernardo de Claraval, “De Maria numquam satis”.

“A 24 de setembro de 1924, dá entrada no noviciado beneditino no Mosteiro de Samos.” Foto: Claustro do Mosteiro beneditino de S. Julião de Samos (Galiza). © José Antonio Gil Martínez / Wikimedia Commons
A 24 de setembro de 1924, dá entrada no noviciado beneditino no Mosteiro de Samos. Nesse momento decisivo da sua consagração, pede que ao seu nome de batismo fosse acrescentado o apelido “da Anunciada”, e que a cela onde passaria a viver e meditar durante o tempo de formação monástica tivesse como padroeira “Maria, Senhora das Mercês”.
Já como monge beneditino, Frei Bernardo nunca abandonou esta confiança mariana. Doente, frágil, mas obediente, participa em peregrinações ao Sameiro e a Fátima. Apesar de não receber o milagre da cura, escreve com fé serena: «Nossa Senhora não se dignou curar-me ainda. Pedi-lhe a minha cura, pedi-lhe até um milagre, por obediência» (Vida de Amor, p. 208). A sua humildade brilha ainda mais quando confessa: «Digo-lhe com franqueza: ao ver tanto doente tão doente, não me dava vontade de pedir a minha cura; antes queria a deles» (Carta, maio de 1928).
Instalado na comunidade beneditina da Falperra, e após um momento de oração no Sameiro, escreve à mãe com ternura filial e confiança total: «Eu cá estou no meu ninho! … e Nossa Senhora cá anda… Ela está sempre tão pertinho!…». A proximidade mariana era mais do que uma certeza espiritual: era presença amorosa, quase palpável.
Na doença prolongada, o terço torna-se a sua companhia inseparável. Três vezes por dia o rezava, acompanhando-o com jaculatórias simples e sinceras: «Conforta-me o terço (…) lanço como setas ao Coração do Senhor (…) Deus meus, misericórdia mea, e meu Jesus, misericórdia» (Carta de 14.11.1930). Estas invocações curtas e frequentes revelam uma alma que aprendia a confiar com ternura e abandono.
O último testemunho da sua devoção é, talvez, o mais belo. Na madrugada do dia 4 de Julho de 1932, prestes a partir, as suas palavras finais foram: «Amado Jesus, José e… Maria…» (Testemunho da irmã Maria Bárbara). Maria foi o nome que encerrou a sua existência — como uma Mãe que segura a mão do filho até ao fim.
Frei Bernardo viveu aquilo que professava: Ad Jesum per Mariam — A Jesus por Maria. O terço, as medalhas de Fátima e do Sameiro junto ao corpo, e diversas referências com afeto mariano revelam que, de facto, nunca é demais falar de Maria. A sua vida foi, toda ela, um eco do lema de Claraval: “De Maria numquam satis”.
Neste mês de Maio, mês de Maria, deixemo-nos inspirar pelo exemplo do Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos. Que a sua confiança, simplicidade e amor filial nos conduzam também a nós à oração. Peguemos no terço — como ele tantas vezes fez — e rezemos com Maria e por Maria, caminhando até Jesus.
Hugo Peixoto Henriques é Vice-Postulador da Causa de Frei Bernardo de Vasconcelos








