Dia Mundial dos Pobres: Vaticano oferece testes de covid-19 a sem-abrigo e distribui 5 mil cabazes de alimentos

| 13 Nov 2020

Roma. Vaticano. Praça de São Pedro

Cinco mil cabazes de bens de primeira necessidade serão distribuídas a famílias de cerca de 60 paróquias romanas que estão em dificuldades, afirmou o arcebispo Rino Fisichella. Foto © Direitos reservados

 

O já tradicional almoço do Papa com cerca de 1.500 sem-abrigo na Aula Paulo VI não marcará o Dia Mundial dos Pobres deste ano. Mas a data será assinalada de outras formas, no próximo domingo, 15 de novembro: o Papa celebrará missa com um grupo de 100 pessoas na Basílica de São Pedro, serão oferecidos testes de covid-19 nas instituições do Vaticano que apoiam a população carenciada, e distribuídos cinco mil cabazes de alimentos para ajudar famílias em 60 paróquias de Roma, informou esta quinta-feira o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, Rino Fisichella.

No ambulatório instalado sob a colunata na Praça de São Pedro, gerido pela Esmolaria Apostólica, os sem-abrigo que queiram ter acesso aos dormitórios ou as pessoas carenciadas que pretendam regressar à sua terra natal têm já estado a realizar o teste da covid-19 gratuitamente. Em duas semanas, foram realizados 50 testes por dia.

Com apoio da associação Roma Cares, o Vaticano enviará nos próximos dias “cinco mil cabazes de bens de primeira necessidade às famílias de cerca de 60 paróquias romanas que, especialmente neste período, se encontram em dificuldades”, afirmou o arcebispo Rino Fisichella. Para além de alimentos, serão também enviadas máscaras e uma pagela com uma oração do Papa Francisco. Os cabazes foram embalados por um grupo de vinte jovens que se encontram desempregados.

O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização referiu ainda o contributo da fábrica de massas La Molisana, que ofereceu 2,5 toneladas de massa, que “serão destinadas a várias Casas Família e Associações de Caridade”. A Igreja contou também com o apoio da companhia de seguros italiana UnipolSai Assicurazioni, para enviar “um primeiro lote de 350.000 máscaras para pelo menos 15.000 estudantes de escolas de vários níveis, especialmente nos grandes subúrbios da cidade”, num convite aos jovens para não subestimarem os perigos da pandemia.

Quanto à missa com o Papa, irá realizar-se no domingo na Basílica de São Pedro, confirmou Fisichella, mas “apenas 100 pessoas estarão presentes, representando todos os pobres do mundo, juntamente com voluntários e benfeitores”. A celebração será transmitida em direto, com comentários em português, através do canal de Youtube do Vatican News.

 

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos

Contributos para o Sínodo (23)

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos novidade

Os leigos devem ser ouvidos nos processos de nomeação de párocos e de escolha dos bispos e a Igreja deve ter uma lógica de reparação da situação criada pelos abusos de menores. Evitar o clericalismo e converter os padres a uma Igreja minoritária, pobre, simples, dialogante, sinodal é outra das propostas do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Hora (Matosinhos).

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma novidade

A saúde mental dos jovens tem-se vindo a tornar, aos poucos, num tema com particular relevância nas reflexões da sociedade hodierna, ainda que se verifique que estas possam, muitas das vezes, não resultar em concretizações visíveis e materializar em soluções para os problemas que afetam os membros desta mesma sociedade. A verdade é que, apesar de todos os esforços por parte dos profissionais de saúde e também das pessoas, toda a temática é, ainda, envolvida por uma “bolha de estigmas”, o que a transforma numa temática-tabu.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

De 1 a 31 de Julho

Helpo promove oficina de voluntariado internacional

  Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This