Proposta do Graal para o Advento

“Em tudo há uma falha; é assim que a luz entra”

| 29 Nov 2022

Cometa Neowise, Luz, astronomia

O cometa Neowise, fotografado em 18 de Julho de 2020 na Praia da Barra (Aveiro): “Em tudo há uma falha; é assim que a luz entra.” Foto © Francisco Marujo.

 

A primeira semana já aí está e mais três se perfilam no horizonte do Natal. Em tempo de Advento no calendário cristão, o Graal, movimento internacional de mulheres cristãs, propõe a quem esteja interessado um tempo para “saborear a espera, ao ritmo da Palavra e do silêncio”.

Guiados por Teresa Castro e Alice Fernandes, cada domingo, a página do Graal disponibilizará a quem se quiser juntar nesta “demora”, mantimentos para alimentar a busca da luz, “com os olhos na luz transfigurada pelos vitrais de Alice Fernandes”.

A proposta de reflexão é feita em torno da luz, num tempo que, precisamente porque esvazia a noite e as sombras, produz a escuridão. Porque “tudo está saturado de luz, os espaços, as coisas”, “perdemos visão, já não temos olhos que vejam nessa escuridão”. Porém, “a ansiedade e o desejo, esses, permanecem; e é por onde a luz pode entrar”. Como canta Leonard Choen, “em tudo há uma falha; é assim que a luz entra” (“there is a crack in everything, that’s how the light gets in”).

Cada domingo de Advento, um novo motivo para perseverar no desejo e na espera do nascimento de Jesus, “enquanto, no meio do ruído, murmuramos ‘na tua luz vemos a luz’ (Salmos 36:9)”. O primeiro domingo já está disponível, e com música.

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This