
O cometa Neowise, fotografado em 18 de Julho de 2020 na Praia da Barra (Aveiro): “Em tudo há uma falha; é assim que a luz entra.” Foto © Francisco Marujo.
A primeira semana já aí está e mais três se perfilam no horizonte do Natal. Em tempo de Advento no calendário cristão, o Graal, movimento internacional de mulheres cristãs, propõe a quem esteja interessado um tempo para “saborear a espera, ao ritmo da Palavra e do silêncio”.
Guiados por Teresa Castro e Alice Fernandes, cada domingo, a página do Graal disponibilizará a quem se quiser juntar nesta “demora”, mantimentos para alimentar a busca da luz, “com os olhos na luz transfigurada pelos vitrais de Alice Fernandes”.
A proposta de reflexão é feita em torno da luz, num tempo que, precisamente porque esvazia a noite e as sombras, produz a escuridão. Porque “tudo está saturado de luz, os espaços, as coisas”, “perdemos visão, já não temos olhos que vejam nessa escuridão”. Porém, “a ansiedade e o desejo, esses, permanecem; e é por onde a luz pode entrar”. Como canta Leonard Choen, “em tudo há uma falha; é assim que a luz entra” (“there is a crack in everything, that’s how the light gets in”).
Cada domingo de Advento, um novo motivo para perseverar no desejo e na espera do nascimento de Jesus, “enquanto, no meio do ruído, murmuramos ‘na tua luz vemos a luz’ (Salmos 36:9)”. O primeiro domingo já está disponível, e com música.