Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

| 22 Mar 2023

greta thunberg discursa em Glastonbury, 25 junho 2022, foto Raph_PH via Wikimedia Commons

A ativista sueca, hoje com 20 anos, tornou-se mundialmente conhecida em 2018 ao promover greves pelo clima nas escolas, que estiveram a origem do movimento internacional “Fridays for Future”. Foto © Raph_PH via Wikimedia Commons.

 

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

O título visa reconhecer, segundo a Universidade, o esforço de Thunberg “para mudar a nossa vida quotidiana como membros de comunidades e sociedades, mas sobretudo como seres humanos”.

A ativista sueca, hoje com 20 anos, tornou-se mundialmente conhecida em 2018 ao promover greves pelo clima nas escolas e manifestações frente ao Parlamento Europeu, as quais estiveram na origem do movimento internacional “Fridays for Future” (“Sextas pelo futuro”).

Em 2019, durante a sua estadia em Roma para liderar uma manifestação estudantil na Piazza del Popolo, Greta Thunberg assistiu à audiência geral na Praça de São Pedro e no final o Papa fez questão de ir cumprimentá-la, tendo-lhe pedido: “Continua a lutar!”. O momento ficou registado no vídeo que pode ser visto abaixo.

 

Em 2021, Francisco voltou a reconhecer a importância do trabalho de Thunberg, durante a conferência de jovens pelo clima Youth4Climate, que antecedeu a Cop26 em Glasgow (Escócia).

E não foi o único líder religioso a fazê-lo. O jornal Religión Digital recorda que, em 2019, o bispo alemão Heiner Willmer disse que Thunberg era para ele “como uma profetisa” e, uns meses mais tarde, o também germânico Franz Jung, bispo de Würzburg, comparou a ativista climática ao “David bíblico”.

No mesmo ano, o cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, elogiou no Vaticano o papel da ativista sueca na defesa do ambiente. “Mais do que um modelo, é uma testemunha deste compromisso na salvaguarda do ambiente e cuidado com a casa comum”, afirmou o cardeal ganês, defendendo ser necessário superar a “separação” que muitas vezes surge entre “atenção ao meio ambiente e a fé”.

 

Uma Via-Sacra especial em Guimarães

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre novidade

Georgina perguntou-se sobre como explicar a dificuldade de relação dos bispos africanos com o mundo LGBTI+, Helena congratulou-se pela presença de leigos na aula sinodal, Serena sublinhou que a participação não se limita a “fazer parte”, inclui “tomar parte”. Aconteceu no Fórum Europeu de Grupos Cristãos LGBTI+, no qual participou Ana Carvalho.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Iniciativa ecuménica

Bispos latino-americanos criam Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) lançou oficialmente esta semana a Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, anunciou o Vatican News. Um dos principais responsáveis pela iniciativa é o cardeal Luís José Rueda Aparício, arcebispo de Bogotá e presidente da conferência episcopal da Colômbia, que pretende que a nova “pastoral de rua” leve a Igreja Católica a coordenar-se com outras religiões e instituições já envolvidas neste trabalho.

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica

Os primórdios do movimento cinematográfico no seio da Igreja em Portugal

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica novidade

Este é o breve historial de uma publicação simples na sua forma de apresentação, mas que, ao durar persistentemente cerca de cinco décadas, prestou à cultura cinematográfica e à Igreja Católica em Portugal um serviço inestimável e indelevelmente ligado ao nome de Francisco Perestrello, agora falecido.

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro

Frade morreu aos 85 anos

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro novidade

O último alarme chegou-me no dia 10 de Fevereiro. No dia seguinte, pude vê-lo no IPO do Porto, em cuidados continuados. As memórias que tinha desse lugar não eram as melhores. Ali tinha assistido à morte de um meu irmão, a despedir-se da vida aos 50 anos… O padre Morgado, como o conheci, em Lisboa, há 47 anos, estava ali, preso a uma cama, incrivelmente curvado, cara de sofrimento, a dar sinais de conhecer-me. Foram 20 minutos de silêncios longos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This