Os heróis, hoje em dia, aparecem em discursos inflamados, em fotografias de guerra, algumas delas cuidadosamente encenadas. Também surgem em campanhas políticas, prometem salvar o mundo enquanto o empurram para um abismo. Vivemos rodeados de heróis de plástico e, por isso, a palavra “herói” tornou‑se tão leve que parece flutuar. No entanto, e apesar da superficialidade, ser herói continua a pesar sobre nós quase como uma obrigação: sê forte, sê invencível, sê imbatível!
Há expressões que atravessam os séculos como se carregassem um segredo e esta é uma delas: Ecce Homo – Eis o Homem. Sempre que a oiço, sinto que alguém me está a pedir para olhar com maior atenção para este homem que o mundo expõe e celebra.
O primeiro Ecce Homo é o de Jesus, quando é apresentado ao povo por Pilatos. Um corpo ferido, coroado de espinhos, vulnerável, no limite. Não há triunfo, não há glória, não há narrativa de vitória, há apenas um homem que resiste sem devolver violência, mantendo a dignidade, quando tudo à volta tenta arrancá‑la. É desconfortável. Mostra‑nos a nossa própria crueldade, a facilidade com que condenamos o inocente e a rapidez com que escolhemos o mais forte e não o mais justo.
Séculos depois, Nietzsche escreveu o seu Ecce Homo. Não é um governador a apresentá‑lo ao povo, é ele que se apresenta a si mesmo. Num gesto teatral, mas profundamente honesto: “Eis o que sou.” Um homem frágil, doente, exausto, mas lúcido. Exposto ao julgamento intelectual, desafia o seu tempo e desmonta as certezas, recusando o conforto das respostas fáceis.

Georges Rouault, Ecce Homo, 1952, Città del Vaticano, Musei Vaticani.
Se Jesus mostra o que fazemos aos outros, Nietzsche mostra o que fazemos a nós próprios quando fugimos da verdade. E é aqui que as semelhanças se tornam inesperadas: ambos são apresentados ao mundo num momento de vulnerabilidade extrema, revelando a condição humana sem filtros ou maquilhagem; ambos enfrentam a violência, Jesus a violência física, Nietzsche a violência das ideias; ambos obrigam a olhar para o que preferimos ignorar: a fragilidade que carregamos, a verdade que evitamos e a responsabilidade que tentamos delegar.
Neste sentido, ficam as perguntas: que heróis estamos nós, hoje, a oferecer aos mais novos? Os que gritam mais alto? Os que exibem força? Os que confundem liderança com arrogância? Ou os que, como estes dois homens tão diferentes, mostram que o heroísmo pode ser vulnerável, crítico, silencioso, teimosamente humano?
No fim, talvez o verdadeiro herói seja aquele que, diante do espelho, não precisa de disfarces para se reconhecer. E talvez a pergunta que realmente importa seja esta: quando chegar a minha vez de ser apresentado ao mundo, que espécie de herói quero ser?
Júlia Costa é cristã na essência, católica por tradição. Ligada à paróquia da Amadora, na Pastoral Juvenil e na Promoção da Comunidade. Mãe de uma filha, avó de três netos. Profissionalmente na área da contabilidade, embrenhada em números, mas desde sempre fascinada pela palavra.
O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.










