Controvérsia dura há quatro anos

Igreja Metodista Unida dos EUA supera “cisma” LGBT

| 1 Fev 2023

Image Todd A. Porter Flickr Creative Commons White’s Chapel in Southlake, Texas

A White’s Chapel em Southlake, Texas, que chegou a ter uma das maiores comunidades da Igreja Metodista Unida nos EUA, desfiliou-se em 2022. Foto © Todd A. Porter / Flickr Creative Commons.

 

A Igreja Metodista Unida, a segunda maior denominação protestante dos EUA, com 6,4 milhões de membros no país e 13 milhões em todo o mundo, divulgou, segundo o Christianity Today de dia 25 de janeiro, que, ao contrário do esperado, apenas 6,1 por cento das igrejas metodistas unidas pediram e obtiveram nos últimos quatro anos permissão para se desfiliar por estarem em desacordo com a decisão de a Igreja vir a ordenar pessoas LGBT e a abençoar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Estas decisões levaram vários pastores a temerem um verdadeiro “cisma” dentro da denominação, mas tal parece não se ter verificado. O plano de desfiliação dá às igrejas até 31 de dezembro para cortar relações, mas existem queixas de que a concretização das saídas está a ser dificultada pelas imposições financeiras e acertos de contas exigidos pela igreja-mãe.

Até agora, o maior número de igrejas que optam por sair está localizado no sudeste e centro-sul dos Estados Unidos (Texas, Carolina do Norte, Alabama e Indiana). As conferências metodistas do Sudeste e do Centro-Sul tendem a ser mais conservadoras e evangélicas nas suas crenças, votam republicano e são muito mais refratárias a reconhecer os direitos dos homossexuais.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos

Bispos reestruturam conferência episcopal

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos novidade

Os bispos franceses anunciaram um vasto conjunto de iniciativas e linhas de ação com vista a combater os abusos sexuais na Igreja. Ano e meio depois da apresentação do relatório sobre o tema, os bispos abriram a assembleia da Conferência Episcopal (CEF) à participação de representantes dos fiéis. Uma assembleia sinodal realizar-se-á de três em três anos, em torno de matérias relevantes para a vida da Igreja e da sociedade.

Um lamento de sangue e beleza

Cinema

Um lamento de sangue e beleza novidade

Toda a Beleza e a Carnificina é um documentário de 2022 da realizadora Laura Poitras, que nos leva a percorrer vários períodos da vida e obra da fotógrafa Nan Goldin (1953). (Crítica de Sara Leão).

Jovens vão dizer aos bispos o que querem discutir, num modelo inédito de catequeses da JMJ

Inspirado no processo sinodal

Jovens vão dizer aos bispos o que querem discutir, num modelo inédito de catequeses da JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai inaugurar um novo modelo de catequeses com os bispos, em que os jovens serão “os verdadeiros protagonistas”. Pela primeira vez na história das Jornadas, os jovens de todo o mundo são desafiados a refletir previamente sobre os temas dessas catequeses (as quais mudam de designação e passam a chamar-se encontros) e a partilhar com a organização da JMJ os resultados dessa reflexão. Os encontros, que ocuparão as manhãs de dias 2, 3 e 4 de agosto, serão preparados tendo em conta esses contributos.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This