
A II Assembleia Sinodal de Braga decorreu em setembro de 2023. Foto © DACS – Braga
Realiza-se na manhã deste sábado, 15 de junho, no Espaço Vita, em Braga, a III Assembleia Sinodal da Arquidiocese, segundo informação divulgada pela equipa local de coordenação do Sínodo sobre a Sinodalidade. São dois os temas a abordar, apresentados como “trilhos” do “caminho de Páscoa”: “Conversão ao evangelho” e “Oração e vida espiritual”.
A convocatória foi difundida no último dia 4, ainda no rescaldo do V Congresso Eucarístico Nacional, a anunciar os temas, reforçada por uma mensagem vídeo do arcebispo José Cordeiro.
Já esta semana, foi divulgado um “instrumento de trabalho” intitulado “Juntos no caminho de Páscoa – levar Jesus a todos e todos a Jesus”, elaborado pelo Conselho Pastoral Arquidiocesano, para ajudar na preparação dos trabalhos.
O documento começa por referir que, ao longo de muitos anos, os planos e programas pastorais “eram apresentados à Arquidiocese já com objetivos definidos e claras diretrizes”. No ‘Caminho de Páscoa’, que se pretende seguir doravante, a perspetiva é outra: “percorrer este caminho em conjunto, construindo e definindo o nosso ‘programa’ enquanto caminhamos”. “Se o destino final é importante, não menos importante é o caminho para o alcançar”, sublinha o texto.
Justificando a prioridade dada aos dois trilhos em que a assembleia sinodal se focará, o instrumento de trabalho refere que “a transformação pessoal e comunitária através do poder do Evangelho” convoca os cristãos a “um retorno constante às raízes da fé cristã”, a fim de que, “pela escuta atenta” e pela prática do evangelho, se encontre “a sabedoria e a direção necessárias para enfrentar os desafios do nosso tempo”.
Por sua vez, “a vida de oração, pessoal e comunitária, é o coração de toda a vida cristã, pois a fé alimenta-se da presença de Deus que fala ao coração de cada um e na comunidade.
Os organizadores da Assembleia deste sábado, além de frisarem que a entrada nos trabalhos é livre, sublinharam que “todos, sem exceção, estão convidados a participar” e apelaram a que cada cada convocado “estenda este convite a outros/a todos”.
Braga: Assembleia Sinodal lança bases para plano de pastoral a 10 anos










