Dia 15 de junho

III Assembleia Sinodal de Braga reflete sobre conversão e oração

| 13 Jun 2024

Segunda Assembleia Sinodal de Braga decorreu no espaço Vita, na cidade bracarense. © DACS - Braga.

A II Assembleia Sinodal de Braga decorreu em setembro de 2023. Foto © DACS – Braga

Realiza-se na manhã deste sábado, 15 de junho, no Espaço Vita, em Braga, a III Assembleia Sinodal da Arquidiocese, segundo informação divulgada pela equipa local de coordenação do Sínodo sobre a Sinodalidade. São dois os temas a abordar, apresentados como “trilhos” do “caminho de Páscoa”: “Conversão ao evangelho” e “Oração e vida espiritual”.

A convocatória foi difundida no último dia 4, ainda no rescaldo do V Congresso Eucarístico Nacional, a anunciar os temas, reforçada por uma mensagem vídeo do arcebispo José Cordeiro.

Já esta semana, foi divulgado um “instrumento de trabalho” intitulado “Juntos no caminho de Páscoa – levar Jesus a todos e todos a Jesus”, elaborado pelo Conselho Pastoral Arquidiocesano, para ajudar na preparação dos trabalhos.

O documento começa por referir que, ao longo de muitos anos, os planos e programas pastorais “eram apresentados à Arquidiocese já com objetivos definidos e claras diretrizes”. No ‘Caminho de Páscoa’, que se pretende seguir doravante, a perspetiva é outra: “percorrer este caminho em conjunto, construindo e definindo o nosso ‘programa’ enquanto caminhamos”. “Se o destino final é importante, não menos importante é o caminho para o alcançar”, sublinha o texto.

Justificando a prioridade dada aos dois trilhos em que a assembleia sinodal se focará, o instrumento de trabalho refere que “a transformação pessoal e comunitária através do poder do Evangelho” convoca os cristãos a “um retorno constante às raízes da fé cristã”, a fim de que, “pela escuta atenta” e pela prática do evangelho, se encontre “a sabedoria e a direção necessárias para enfrentar os desafios do nosso tempo”.

Por sua vez, “a vida de oração, pessoal e comunitária, é o coração de toda a vida cristã, pois a fé alimenta-se da presença de Deus que fala ao coração de cada um e na comunidade.

Os organizadores da Assembleia deste sábado, além de frisarem que a entrada nos trabalhos é livre, sublinharam que “todos, sem exceção, estão convidados a participar” e apelaram a que cada cada convocado “estenda este convite a outros/a todos”.

Braga: Assembleia Sinodal lança bases para plano de pastoral a 10 anos

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Onde estão as mulheres na música litúrgica católica?

Onde estão as mulheres na música litúrgica católica? novidade

Na música, um dos ministérios mais estruturantes da liturgia católica, este paradigma mantém-se, embora com nuances particulares: salvo algumas (felizmente, cada vez mais) exceções, o ministério do canto, domingo a domingo, é, em Portugal, sustentado maioritariamente por mulheres e a regência dos coros é, preferencialmente, entregue a homens

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This