Modelo ainda a definir

Institutos Religiosos aprovaram «atribuição de compensações financeiras» às vítimas de abusos sexuais

| 5 Mai 2024

CIRP vai também oferecer compensações financeiras a vítimas de abusos sexuais por parte de religiosos. Foto Lisa Runnels / Pixabay

 

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) aprovou, “por unanimidade”, a atribuição de compensações financeiras às vítimas de abusos sexuais, na Assembleia Geral que decorreu no final do mês de abril em Fátima. “A CIRP permanece empenhada na resolução clara e firme destas trágicas situações, manifesta a sua proximidade para com todas as vítimas e deseja contribuir ativamente para a resolução deste drama no seio da sociedade em geral”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Conferência explica que esta aprovação está inserida no “caminho de reparação” que a Igreja Católica em Portugal tem vindo a percorrer “no âmbito da proteção de menores e adultos vulneráveis”, e em comunhão com os bispos portugueses.

A Assembleia Geral da CIRP informa que decidiu, também, trabalhar em conjunto com a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e agendou uma Assembleia Geral extraordinária, para o próximo dia 6 de junho, “para aprofundar a forma de tratar este tema no seio dos Institutos Religiosos e Sociedades de Vida Apostólica”.

Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal é um organismo de direito pontifício que integra 132 Institutos Religiosos e Sociedades de Vida Apostólica existentes em Portugal (94 femininos e 38 masculinos).

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This