
Padre Gaël Giraud. Foto DR via Vatican News.
O padre jesuíta e economista francês Gaël Giraud é o vencedor do Prémio Viver com Desperdício Zero 2023, que será atribuído a 28 de setembro, no Espaço Europeu da Comissão Europeia, em Roma, por ocasião do 4º Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, proclamado pelas Nações Unidas (o qual se celebra no dia seguinte).
“Gaël Giraud – lê-se no comunicado de imprensa que explica as motivações da escolha – testemunhou o seu compromisso de divulgação através de livros que oferecem um guia para as mudanças necessárias no nosso tempo, sublinhadas na Encíclica Laudato Si’ de Francisco, para que todos possam cuidar de casa comum e contribuir para a construção do nosso amanhã”.
Um dos últimos livros que conta com o contributo de Giraud intiula-se “Il gusto di cambiare” [O gosto de mudar] e é o resultado de um diálogo improvável entre ele e o fundador da Slow Food Italia, o gastrónomo e ativista ecológico Carlo Petrini. O prefácio é assinado pelo Papa Francisco [ver 7MARGENS].
Giraud, 53 anos, dirige o programa de Justiça Ambiental na Universidade de Georgetown (Washington DC, EUA), e foi um dos conferencistas no encontro d’A Economia de Francisco, que se realizou em outubro do ano passado, em Assis, onde defendeu a urgência da transição energética.