Divulgador da Laudato Si'

Jesuíta francês Gaël Giraud ganha Prémio Desperdício Zero

| 1 Set 2023

Padre Gaël Giraud. Foto DR via Vatican News.

Padre Gaël Giraud. Foto DR via Vatican News.

 

O padre jesuíta e economista francês Gaël Giraud é o vencedor do Prémio Viver com Desperdício Zero 2023, que será atribuído a 28 de setembro, no Espaço Europeu da Comissão Europeia, em Roma, por ocasião do 4º Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, proclamado pelas Nações Unidas (o qual se celebra no dia seguinte).

“Gaël Giraud – lê-se no comunicado de imprensa que explica as motivações da escolha – testemunhou o seu compromisso de divulgação através de livros que oferecem um guia para as mudanças necessárias no nosso tempo, sublinhadas na Encíclica Laudato Si’ de Francisco, para que todos possam cuidar de casa comum e contribuir para a construção do nosso amanhã”.

Um dos últimos livros que conta com o contributo de Giraud intiula-se “Il gusto di cambiare” [O gosto de mudar] e é o resultado de um diálogo improvável entre ele e o fundador da Slow Food Italia, o gastrónomo e ativista ecológico Carlo Petrini. O prefácio é assinado pelo Papa Francisco [ver 7MARGENS].

Giraud, 53 anos, dirige o programa de Justiça Ambiental na Universidade de Georgetown (Washington DC, EUA), e foi um dos conferencistas no encontro d’A Economia de Francisco, que se realizou em outubro do ano passado, em Assis, onde defendeu a urgência da transição energética.

 

Vaticano não identificou “má conduta ou abuso” por parte de cardeal Lacroix

Investigação suspensa

Vaticano não identificou “má conduta ou abuso” por parte de cardeal Lacroix novidade

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou esta terça-feira, 21 de maio, que a investigação canónica preliminar solicitada pelo Papa Francisco para averiguar as acusações de agressão sexual contra o cardeal canadiano Gérald Cyprien Lacroix não prosseguirá, visto que “não foi identificada qualquer ação como má conduta ou abuso” da parte do mesmo. O nome do prelado, que pertence ao Conselho dos Cardeais (C9), foi um dos apontados numa grande ação coletiva a decorrer no Canadá, listando supostas agressões sexuais que terão ocorrido na diocese do Quebeque, nos anos 1980.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Prémio de direitos humanos para marroquina Amina Bouayach é “instrumento de propaganda”

AAPSO denuncia

Prémio de direitos humanos para marroquina Amina Bouayach é “instrumento de propaganda” novidade

Amina Bouayach, Presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) de Marrocos, recebeu esta terça-feira, 21 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, o Prémio de Direitos Humanos do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa 2023. Mas a Associação de Amizade Portugal – Sahara Ocidental (AAPSO) considera, no mínimo, “estranha” a atribuição do galardão à marroquina.

Senhora do Rosário: Que batalhas há para vencer?

Senhora do Rosário: Que batalhas há para vencer? novidade

A exposição, intitulada «Mês de Maio. Mês de Maria», que tem por curador o Prof. José Abílio Coelho, historiador, da Universidade do Minho, conta com as principais ‘apresentações’ de Nossa Senhora do Rosário, sobretudo em escultura e pintura, que se encontram dispersas por igrejas e capelas do arciprestado de Póvoa de Lanhoso. Divulgamos o texto, da autoria do Padre Joaquim Félix, publicado no catálogo da exposição  «A Senhora do Rosário no Arciprestado Povoense».

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This