
O Fórum abre com uma conversa entre o psicólogo Eduardo Sá e a jornalista Margarida Neves de Sousa, que vão refletir sobre as perspetivas e desafios das famílias atuais. Foto © Studio Roman.
“As famílias do século XXI: perspetivas e desafios” é o tema do Fórum das Famílias, organizado pelo centro universitário dos Jesuítas no Porto (Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola), e que decorre este sábado, 14 de maio, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A iniciativa inclui conversas com especialistas de várias áreas, desde a psicologia ao direito, passando pela comunicação, bem como testemunhos de famílias.
O Fórum abre com uma conversa entre o psicólogo Eduardo Sá e a jornalista Margarida Neves de Sousa, que vão refletir sobre as perspetivas e desafios das famílias atuais. Segue-se um painel sobre “quem educa, afinal”, que conta com a presença de José Matias Alves, Margarida Mano, Inês Teotónio Pereira e Salvador Ribeiro, com a moderação do jornalista Bernardo Ferrão.
Na parte da tarde, haverá oficinas e testemunhos sobre vários temas: sexualidade, sofrimento, gestão do tempo, tecnologias, namoro, recasados, saúde mental, entre outros. No final do dia, o padre Miguel Almeida, sj, provincial dos jesuítas, fará uma intervenção sobre “As famílias cristãs nos dias de hoje”.
O Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola (CREU-IL) organiza o Fórum das Famílias no contexto do sexto aniversário da exortação apostólica do Papa Francisco A Alegria do Amor, no ano dedicado à família. O encontro requer uma inscrição e respetivo pagamento e dispões de serviço de acompanhamento de crianças para as famílias que levem os filhos. Mais informações e inscrições na página da iniciativa.