Porto

Jesuítas refletem sobre as “famílias do século XXI”

| 13 Mai 2022

familia foto studio roman

O Fórum abre com uma conversa entre o psicólogo Eduardo Sá e a jornalista Margarida Neves de Sousa, que vão refletir sobre as perspetivas e desafios das famílias atuais. Foto © Studio Roman.

 

“As famílias do século XXI: perspetivas e desafios” é o tema do Fórum das Famílias, organizado pelo centro universitário dos Jesuítas no Porto (Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola), e que decorre este sábado, 14 de maio, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A iniciativa inclui conversas com especialistas de várias áreas, desde a psicologia ao direito, passando pela comunicação, bem como testemunhos de famílias.

O Fórum abre com uma conversa entre o psicólogo Eduardo Sá e a jornalista Margarida Neves de Sousa, que vão refletir sobre as perspetivas e desafios das famílias atuais. Segue-se um painel sobre “quem educa, afinal”, que conta com a presença de José Matias Alves, Margarida Mano, Inês Teotónio Pereira e Salvador Ribeiro, com a moderação do jornalista Bernardo Ferrão.

Na parte da tarde, haverá oficinas e testemunhos sobre vários temas: sexualidade, sofrimento, gestão do tempo, tecnologias, namoro, recasados, saúde mental, entre outros. No final do dia, o padre Miguel Almeida, sj, provincial dos jesuítas, fará uma intervenção sobre “As famílias cristãs nos dias de hoje”.

O Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola (CREU-IL) organiza o Fórum das Famílias no contexto do sexto aniversário da exortação apostólica do Papa Francisco A Alegria do Amor, no ano dedicado à família. O encontro requer uma inscrição e respetivo pagamento e dispões de serviço de acompanhamento de crianças para as famílias que levem os filhos. Mais informações e inscrições na página da iniciativa.

 

Os confins da fenomenologia

Emmanuel Falque na Universidade de Coimbra novidade

Reflectir sobre os confins da fenomenologia a partir do projecto filosófico de Emmanuel Falque é o propósito da Jornada Internacional de Estudos Filosóficos, “O im-pensável: Nos confins da fenomenalidade”, que decorrerá quinta-feira, dia 26 de Maio, na Universidade de Coimbra (FLUC – Sala Vítor Matos), das 14.00 às 19.00. O filósofo francês intervirá no encerramento da iniciativa.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“A grande substituição”

[Os dias da semana]

“A grande substituição” novidade

Outras teorias da conspiração não têm um balanço igualmente inócuo para apresentar. Uma delas defende que estamos perante uma “grande substituição”; não ornitológica, mas humana. No Ocidente, sustentam, a raça branca, cristã, está a ser substituída por asiáticos, hispânicos, negros ou muçulmanos e judeus. A ideia é velha.

Humanizar não é isolar

Humanizar não é isolar novidade

É incontestável que as circunstâncias de vida das pessoas são as mais diversas e, em algumas situações, assumem contornos improváveis e, muitas vezes, indesejáveis. À medida que se instalam limitações resultantes ou não de envelhecimento, alguns têm de habitar residências sénior, lares de idosos, casas de repouso,…

Agenda

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This