No Patriarcado de Lisboa

Jovens desafiados a viver Pentecostes com catequese, vigília e gesto missionário

| 8 Mai 2024

Vigília de oração. Foto © Jantanee Rungpranomkorn

A vigília de oração vai decorrer ao ar livre, e não numa igreja, como tem sido habitual. Foto © Jantanee Rungpranomkorn

 

O Patriarcado de Lisboa está a convidar “todos os jovens e adolescentes” da diocese para que participem na habitual Vigília de Pentecostes, que terá lugar na noite de 18 de maio, sábado, às 21h00, no Parque Urbano de Miraflores, em Algés. Mas o convite não fica por aí: há uma Catequese sobre o Batismo que pode ser feita como preparação, e um Gesto Missionário que deve ser pensado para os dias seguintes.

A vigília de oração, dinamizada pelo Serviço da Juventude, Pastoral Universitária, Setor de Animação Vocacional e por vários movimentos juvenis da Igreja, vai decorrer ao ar livre, e não numa igreja, como tem sido habitual. A celebração, que será presidida pelo patriarca Rui Valério, decorrerá no mesmo local onde, durante o dia, irá acontecer a Festa da Família, organizada pela Pastoral Familiar de Lisboa. Após a vigília, “haverá um momento de convívio e festa até às 24h”, informa o Patriarcado de Lisboa.

pentecostes 2024 patriarcado de lisboa cartaz

O cartaz de divulgação da iniciativa.

Como preparação para o Pentecostes, a organização convida os jovens a fazerem uma Catequese sobre o Batismo, através do Caderno 06 do itinerário ‘E AGORA? Um mapa para ler a Jornada’. “O convite é que cada grupo possa trabalhar o tema nas suas paróquias e movimentos até ao dia da Vigília de Pentecostes (18 de maio). Esta é uma oportunidade para aprofundar o Batismo e preparar a renovação das promessas batismais”, salientam os promotores.

Para o dia ou dias que se seguem à vigília, o patriarcado sugere que os jovens preparem um “Gesto Missionário”. “Partindo do momento de oração vivido com todos os jovens da diocese, onde renovaram as promessas batismais e de onde foram enviados, todos são convidados a realizar uma ação missionária preferencialmente no Domingo de Pentecostes [dia 19 de maio]. Cada grupo escolherá onde pretende realizar a sua missão e em que moldes (ex. visitar uma instituição, missão de rua, porta a porta, etc.). Cada grupo pode, desde já, começar a preparar este Gesto Missionário na sua realidade”, desafia o Serviço da Juventude.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This