Toma posse a 1 de outubro

KAICIID tem nova direção e já está em Lisboa

| 19 Set 2022

Zuhair Fahd Jaber Alharthi, Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural, KAICIID, António de Almeida Ribeiro

Zuhair Fahd Jaber Alharthi, novo secretário-geral do KAICIID, e o embaixador António de Almeida Ribeiro, secretário-geral adjunto. Foto: Direitos reservados.

 

Zuhair Fahd Jaber Alharthi é o novo secretário-geral do Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID, da sigla em inglês) e o embaixador António de Almeida Ribeiro o secretário-geral adjunto. Ambos foram eleitos em Setembro 2022 para a liderança da organização que, desde Maio 2022 está sediada em Lisboa.

A eleição colheu a unanimidade dos Estados-membros que integram o Centro (Áustria, Espanha, Arábia Saudita e Santa Sé) e a nova equipa tomará posse no próximo dia 1 de outubro por um período de quatro anos. Zuhair Alharthi foi presidente do Comité de Negócios Estrangeiros do Conselho de Shura na Arábia Saudita e integrou o Conselho de Curadores do King Abdulaziz Center for National Dialogue.

De acordo com informação enviada pelo KAICIID ao 7MARGENS, o Centro continuará a “promover o diálogo inter-religioso e intercultural em todo o mundo”, tendo o novo secretário-geral agradecido a escolha, afirmando: “O nosso maior desafio – as nossas diferentes perspetivas, culturas e tradições espirituais – são, ao mesmo tempo, o nosso maior trunfo. Através do diálogo inter-religioso e de uma maior compreensão pelo ‘Outro’, podemos seguir em direção a um mundo que celebra a diversidade e defende os nossos valores comuns de paz e justiça.”

O KAICIID visa promover o diálogo e a compreensão entre diferentes religiões e culturas, encorajando o respeito pela diversidade e procurando a justiça e a paz entre nações e povos, bem como combater o uso indevido da religião como justificação para a violência e perseguição. O Centro é composto por um Conselho das Partes, em que participam representantes dos Estados-membros fundadores (Arábia Saudita, Áustria, Espanha e Santa Sé como membro observador fundador) e por um Conselho de Administração composto por representantes de várias religiões (incluindo budismo, cristianismo, hinduísmo, islão e judaísmo). No início de julho de 2022 ficou concluído o processo de transferência da sede do Centro de Diálogo Internacional – KAICIID de Viena para Lisboa [ver 7MARGENS].

O Centro iniciará as suas atividades em Lisboa muito em breve.

 

Por um mundo que acolha as pessoas refugiadas

Dia Mundial do Refugiado

Por um mundo que acolha as pessoas refugiadas novidade

Dia 20 de Junho é dia de homenagearmos todos aqueles e aquelas que, através do mundo, se veem obrigados e obrigadas a fugirem do seu lar, a suspenderem a vida e a interromperem os seus sonhos no lugar que é o seu. Este é o dia de homenagearmos a força e a coragem desses homens e mulheres – tantos jovens e crianças, meu Deus! – que arriscam a vida na procura de um lugar que os acolha.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres

Uma religiosa e duas leigas

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres novidade

Pela quarta vez consecutiva, o papel das mulheres na Igreja voltou a estar no centro dos trabalhos do Papa e do seu Conselho de Cardeais – conhecido como C9 -, que se reuniu no Vaticano nos últimos dois dias, 17 e 18 de junho. Tratou-se de uma reflexão não apenas sobre as mulheres, mas com as mulheres, dado que – tal como nas reuniões anteriores – estiveram presentes três elementos femininos naquele que habitualmente era um encontro reservado aos prelados.

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem

Reunida em Seminário Internacional

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem novidade

“Precisamos que os sindicatos sejam mais fortes e tenham mais força nas negociações e apelamos a todos os os trabalhadores a unirem-se em volta das suas associações”. A afirmação é dos representantes da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), que estiveram reunidos no passado fim de semana no Museu da Central do Caldeirão, em Santarém, para o seu Seminário Internacional.

Escravatura e racismo: faces da mesma moeda

Escravatura e racismo: faces da mesma moeda novidade

Nos últimos tempos muito se tem falado e escrito sobre escravatura e racismo no nosso país. Temas que nos tocam e que fazem parte da nossa história os quais não podemos esconder. Não assumir esta dupla realidade, é esconder partes importantes da nossa identidade. Sim, praticámos a escravatura ao longo de muitos séculos, e continuamos a fechar os olhos a situações de exploração de pessoas imigradas, a lembrar tempos de servidão.[Texto de Florentino Beirão]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This