Toma posse a 1 de outubro

KAICIID tem nova direção e já está em Lisboa

| 19 Set 2022

Zuhair Fahd Jaber Alharthi, Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural, KAICIID, António de Almeida Ribeiro

Zuhair Fahd Jaber Alharthi, novo secretário-geral do KAICIID, e o embaixador António de Almeida Ribeiro, secretário-geral adjunto. Foto: Direitos reservados.

 

Zuhair Fahd Jaber Alharthi é o novo secretário-geral do Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID, da sigla em inglês) e o embaixador António de Almeida Ribeiro o secretário-geral adjunto. Ambos foram eleitos em Setembro 2022 para a liderança da organização que, desde Maio 2022 está sediada em Lisboa.

A eleição colheu a unanimidade dos Estados-membros que integram o Centro (Áustria, Espanha, Arábia Saudita e Santa Sé) e a nova equipa tomará posse no próximo dia 1 de outubro por um período de quatro anos. Zuhair Alharthi foi presidente do Comité de Negócios Estrangeiros do Conselho de Shura na Arábia Saudita e integrou o Conselho de Curadores do King Abdulaziz Center for National Dialogue.

De acordo com informação enviada pelo KAICIID ao 7MARGENS, o Centro continuará a “promover o diálogo inter-religioso e intercultural em todo o mundo”, tendo o novo secretário-geral agradecido a escolha, afirmando: “O nosso maior desafio – as nossas diferentes perspetivas, culturas e tradições espirituais – são, ao mesmo tempo, o nosso maior trunfo. Através do diálogo inter-religioso e de uma maior compreensão pelo ‘Outro’, podemos seguir em direção a um mundo que celebra a diversidade e defende os nossos valores comuns de paz e justiça.”

O KAICIID visa promover o diálogo e a compreensão entre diferentes religiões e culturas, encorajando o respeito pela diversidade e procurando a justiça e a paz entre nações e povos, bem como combater o uso indevido da religião como justificação para a violência e perseguição. O Centro é composto por um Conselho das Partes, em que participam representantes dos Estados-membros fundadores (Arábia Saudita, Áustria, Espanha e Santa Sé como membro observador fundador) e por um Conselho de Administração composto por representantes de várias religiões (incluindo budismo, cristianismo, hinduísmo, islão e judaísmo). No início de julho de 2022 ficou concluído o processo de transferência da sede do Centro de Diálogo Internacional – KAICIID de Viena para Lisboa [ver 7MARGENS].

O Centro iniciará as suas atividades em Lisboa muito em breve.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Liberdade e verdade

Liberdade e verdade novidade

As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This