Toma posse a 1 de outubro

KAICIID tem nova direção e já está em Lisboa

| 19 Set 2022

Zuhair Fahd Jaber Alharthi, Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural, KAICIID, António de Almeida Ribeiro

Zuhair Fahd Jaber Alharthi, novo secretário-geral do KAICIID, e o embaixador António de Almeida Ribeiro, secretário-geral adjunto. Foto: Direitos reservados.

 

Zuhair Fahd Jaber Alharthi é o novo secretário-geral do Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID, da sigla em inglês) e o embaixador António de Almeida Ribeiro o secretário-geral adjunto. Ambos foram eleitos em Setembro 2022 para a liderança da organização que, desde Maio 2022 está sediada em Lisboa.

A eleição colheu a unanimidade dos Estados-membros que integram o Centro (Áustria, Espanha, Arábia Saudita e Santa Sé) e a nova equipa tomará posse no próximo dia 1 de outubro por um período de quatro anos. Zuhair Alharthi foi presidente do Comité de Negócios Estrangeiros do Conselho de Shura na Arábia Saudita e integrou o Conselho de Curadores do King Abdulaziz Center for National Dialogue.

De acordo com informação enviada pelo KAICIID ao 7MARGENS, o Centro continuará a “promover o diálogo inter-religioso e intercultural em todo o mundo”, tendo o novo secretário-geral agradecido a escolha, afirmando: “O nosso maior desafio – as nossas diferentes perspetivas, culturas e tradições espirituais – são, ao mesmo tempo, o nosso maior trunfo. Através do diálogo inter-religioso e de uma maior compreensão pelo ‘Outro’, podemos seguir em direção a um mundo que celebra a diversidade e defende os nossos valores comuns de paz e justiça.”

O KAICIID visa promover o diálogo e a compreensão entre diferentes religiões e culturas, encorajando o respeito pela diversidade e procurando a justiça e a paz entre nações e povos, bem como combater o uso indevido da religião como justificação para a violência e perseguição. O Centro é composto por um Conselho das Partes, em que participam representantes dos Estados-membros fundadores (Arábia Saudita, Áustria, Espanha e Santa Sé como membro observador fundador) e por um Conselho de Administração composto por representantes de várias religiões (incluindo budismo, cristianismo, hinduísmo, islão e judaísmo). No início de julho de 2022 ficou concluído o processo de transferência da sede do Centro de Diálogo Internacional – KAICIID de Viena para Lisboa [ver 7MARGENS].

O Centro iniciará as suas atividades em Lisboa muito em breve.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Neste sábado, em Lisboa

“Famílias naturais” em convívio contra a ideologia de género

Prometem uma “tarde de convívio e proximidade”, um concerto, diversão e “múltiplas actividades para crianças e adultos: o “Encontro da Família no Parque” decorre esta tarde de sábado, 24 de Setembro, no Parque Eduardo VII (Lisboa), a partir das 15h45, e “pretende demonstrar um apoio incondicional à família natural e pela defesa das crianças”.

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco

Terminou o encontro em Assis

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco novidade

“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.

Agenda

Fale connosco

Autores