Toma posse a 1 de outubro

KAICIID tem nova direção e já está em Lisboa

| 19 Set 2022

Zuhair Fahd Jaber Alharthi, Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural, KAICIID, António de Almeida Ribeiro

Zuhair Fahd Jaber Alharthi, novo secretário-geral do KAICIID, e o embaixador António de Almeida Ribeiro, secretário-geral adjunto. Foto: Direitos reservados.

 

Zuhair Fahd Jaber Alharthi é o novo secretário-geral do Centro Internacional Rei Abdullah bin Abdulaziz para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural (KAICIID, da sigla em inglês) e o embaixador António de Almeida Ribeiro o secretário-geral adjunto. Ambos foram eleitos em Setembro 2022 para a liderança da organização que, desde Maio 2022 está sediada em Lisboa.

A eleição colheu a unanimidade dos Estados-membros que integram o Centro (Áustria, Espanha, Arábia Saudita e Santa Sé) e a nova equipa tomará posse no próximo dia 1 de outubro por um período de quatro anos. Zuhair Alharthi foi presidente do Comité de Negócios Estrangeiros do Conselho de Shura na Arábia Saudita e integrou o Conselho de Curadores do King Abdulaziz Center for National Dialogue.

De acordo com informação enviada pelo KAICIID ao 7MARGENS, o Centro continuará a “promover o diálogo inter-religioso e intercultural em todo o mundo”, tendo o novo secretário-geral agradecido a escolha, afirmando: “O nosso maior desafio – as nossas diferentes perspetivas, culturas e tradições espirituais – são, ao mesmo tempo, o nosso maior trunfo. Através do diálogo inter-religioso e de uma maior compreensão pelo ‘Outro’, podemos seguir em direção a um mundo que celebra a diversidade e defende os nossos valores comuns de paz e justiça.”

O KAICIID visa promover o diálogo e a compreensão entre diferentes religiões e culturas, encorajando o respeito pela diversidade e procurando a justiça e a paz entre nações e povos, bem como combater o uso indevido da religião como justificação para a violência e perseguição. O Centro é composto por um Conselho das Partes, em que participam representantes dos Estados-membros fundadores (Arábia Saudita, Áustria, Espanha e Santa Sé como membro observador fundador) e por um Conselho de Administração composto por representantes de várias religiões (incluindo budismo, cristianismo, hinduísmo, islão e judaísmo). No início de julho de 2022 ficou concluído o processo de transferência da sede do Centro de Diálogo Internacional – KAICIID de Viena para Lisboa [ver 7MARGENS].

O Centro iniciará as suas atividades em Lisboa muito em breve.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Iniciativa ecuménica

Bispos latino-americanos criam Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) lançou oficialmente esta semana a Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, anunciou o Vatican News. Um dos principais responsáveis pela iniciativa é o cardeal Luís José Rueda Aparício, arcebispo de Bogotá e presidente da conferência episcopal da Colômbia, que pretende que a nova “pastoral de rua” leve a Igreja Católica a coordenar-se com outras religiões e instituições já envolvidas neste trabalho.

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro

Frade morreu aos 85 anos

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro novidade

O último alarme chegou-me no dia 10 de Fevereiro. No dia seguinte, pude vê-lo no IPO do Porto, em cuidados continuados. As memórias que tinha desse lugar não eram as melhores. Ali tinha assistido à morte de um meu irmão, a despedir-se da vida aos 50 anos… O padre Morgado, como o conheci, em Lisboa, há 47 anos, estava ali, preso a uma cama, incrivelmente curvado, cara de sofrimento, a dar sinais de conhecer-me. Foram 20 minutos de silêncios longos.

Mata-me, mãe

Mata-me, mãe novidade

Tiago adorava a adrenalina de ser atropelado pelas ondas espumosas dos mares de bandeira vermelha. Poucos entenderão isto, à excepção dos surfistas. Como explicar a alguém a sensação de ser totalmente abalroado para um lugar centrífugo e sem ar, no qual os segundos parecem anos onde os pontos cardeais se invalidam? Como explicar a alguém que o limiar da morte é o lugar mais vital dos amantes de adrenalina, essa droga que brota das entranhas? É ao espreitar a morte que se descobre a vida.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This