Sondagem de setembro

Maioria dos franceses não acredita em Deus

| 28 Set 21


Pessoas caminham junto à Torre Eiffel. Foto ©Yaopey Yong | Unsplash

 

A maioria dos franceses não professa nenhuma religião nem acredita em Deus. É a primeira vez que uma sondagem de âmbito nacional chega a esta conclusão. O inquérito nacional foi encomendado pela Associação de Jornalistas de Informação Religiosa ao instituto de sondagens IFOP e mostra que apenas 49% dos franceses confessa acreditar em Deus.

A evolução do número daqueles que se dizem crentes tem vindo sempre a baixar desde a segunda metade do séc. XX: em 1947, 66% dos franceses acreditavam em Deus, enquanto em 2011 apenas 56% partilhavam dessa convicção, salienta o semanário católico La Vie em artigo publicado nesta segunda-feira, 27 de setembro.

A fé em França segue uma geografia económica: 49% das pessoas pertencentes a classes populares acreditam em Deus, enquanto nas classes mais ricas apenas 37% se dizem crentes. O grau de instrução também contribui para a não crença: entre os que não concluíram o ensino secundário 60% dizem-se crentes enquanto essa percentagem baixa para 46% entre os que terminaram estudos universitários.

Contudo, dando conta do mesmo fenómeno já detetado em anteriores sondagens, a população urbana parece ser mais crente do que a que vive em zonas rurais. Como exemplo mais evidente figura a região parisiense com os seus 60% de crentes, contra a média das freguesias rurais em que a mesma percentagem não supera os 46%.

 

Investigação sobre Goa e catolicismo oriental distingue Ângela Xavier na Índia

Infosys premeia historiadora

Investigação sobre Goa e catolicismo oriental distingue Ângela Xavier na Índia novidade

O Prémio Infosys 2021 em Humanidades, da prestigiada fundação indiana Infosys Science Foundation, foi atribuído à historiadora portuguesa Ângela Barreto Xavier “pela sua profunda pesquisa e sofisticada análise da conversão e violência no Império Português na Índia, especialmente em Goa”. O júri destaca a contribuição significativa da galardoada para a “história social e cultural do colonialismo português”, concretizando uma voz “importante e original” no que à história colonial e imperial diz respeito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo arcebispo de Braga quer “portas abertas” para todos novidade

O novo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, saudou a sua nova diocese manifestando a vontade de construir uma “Igreja em saída” missionária e “uma Igreja sinodal samaritana de portas abertas para todos”. O até agora bispo de Bragança-Miranda propõe as atitudes de escuta, conversão, confiança, comunhão, coragem criativa e oração como “caminhos sempre a percorrer no processo sinodal para uma Igreja de hoje”.

Dois terços dos jovens adultos católicos não vão à missa

EUA

Dois terços dos jovens adultos católicos não vão à missa novidade

Mais de um terço (36%) dos jovens adultos católicos americanos nunca frequentava a missa e quase um terço (31%) raramente o fazia, revela um inquérito realizado pelo centro de estudos CARA e divulgado esta quinta-feira, 2 de dezembro. Os dados recolhidos dizem respeito às práticas deste grupo anteriores à pandemia.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This