Maioria dos jovens adultos norte-americanos não sabe o que foi o Holocausto, revela sondagem

| 19 Set 2020

sinal stop auschwitz holocausto

Sinal com ordem para parar, no campo de concentração de Auschwitz. Quase metade dos jovens norte-americanos entrevistados revelou desconhecer o lugar que é um dos maiores símbolos do Holocausto. Foto: Wikimedia Commons.

 

O facto de seis milhões de judeus terem sido mortos durante o Holocausto é totalmente desconhecido para quase dois terços dos jovens norte-americanos, revela uma sondagem realizada para a organização de apoio aos judeus Claims Conference. Dos milhares de entrevistados, um quarto pensava que o Holocausto era um mito, e um em cada oito nunca tinha sequer ouvido a palavra.

A pesquisa revelou ainda que um em cada dez jovens adultos norte-americanos pensava que tinham sido os judeus a provocar o Holocausto e 48% não foram capazes de nomear nenhum campo de concentração. Mais de metade afirmou, no entanto, já se ter deparado com símbolos nazis nas suas redes sociais.

A sondagem, revelada esta quinta-feira pelo Jewish News, teve por base mais de mil entrevistas a nível nacional, às quais se somaram 200 entrevistas por cada um dos estados, realizadas a jovens adultos entre os 18 e os 39 anos selecionados aleatoriamente.

Karen Pollock, do Fundo Educativo sobre o Holocausto, considera que os resultados do estudo são “chocantes” e a “prova do tamanho da montanha que ainda temos de escalar”. Na opinião da diretora da instituição, “a educação sobre o Holocausto deve atingir todos os países, todos os estados e todas as salas de aula, para que todos os jovens saibam onde o ódio, o antissemitismo e o preconceito podem levar quando não são controlados”.

“Ao lado dos nossos colegas e amigos em todo o mundo, redobraremos os nossos esforços para garantir que o conhecimento sobre o capítulo mais sombrio da história do século XX seja aprendido e compreendido”, assegurou.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

podcast

“Estado social: as crises são todas iguais?”

“Estará o Estado Social a definhar? Como reagiu o nosso Estado Social à crise financeira de 2010? E à pandemia? Como responderam o nosso e o dos outros? Qual das duas crises ‘infetou’ mais o Estado Social português?”

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This