AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

7 - Convento , hotel do Espinheiro Évora 16x9+ Miguel Veiga
Convento do Espinheiro, Évora. Foto © Miguel Veiga

Cântico das Criaturas, 800 anos

Nos sustenta e governa (7/10)

Laudato si’, mi’ Signore, per sora nostra madre terra,
la quale ne sustenta et governa,
e produce diversi frutti con coloriti fiori et herba.

Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra,
que nos sustenta e governa,
e produz variados frutos, com flores coloridas, e verduras.

A Terra como uma pequena pérola da beleza de Deus.

 

Francisco de Assis, fundador da Ordem Franciscana, viveu entre 1182 e 1226. Dele é o Cântico das Criaturas, também conhecido pelo Cântico do Irmão Sol, uma oração de louvor considerada um dos primeiros grandes poemas do italiano contemporâneo, que se tornou a referência da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, sobre o ambiente e a casa comum. Durante o ano de 2025, celebram-se os 800 anos do Cântico. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, todas as segundas-feiras, um ensaio fotográfico sobre o poema, que reproduzirá também os diferentes versos do Cântico na sua versão original e na tradução portuguesa, acompanhados de uma fotografia e uma pequena frase.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.