
Vista de Roma a partir da torre de S. Pedro: no Vaticano, avalia-se o trabalho da Igreja em todo o mundo. Foto © Caleb Miller | Unsplash
A “nova” Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores já iniciou os trabalhos. Com um número renovado de membros, reuniu-se no Vaticano no final de Outubro e lançou as bases para a elaboração de um relatório anual sobre os esforços da Igreja Católica a nível mundial em matéria de protecção de menores, que não deve estar pronto antes de 2024.
O padre Andrew Small, secretário da comissão, disse aos repórteres, citado pelo Crux, que os membros também analisaram a nova relação da comissão com a secção disciplinar do Dicastério para a Doutrina da Fé e continuaram os seus esforços para promover uma maior transparência e um relatório mais completo às vítimas sobre o resultado dos seus casos. “No nosso envolvimento com as vítimas sobreviventes, o reconhecimento do mal que lhes foi feito é primordial, sendo ouvidas, acreditando-se”, disse Small. “Não há nada que tome o lugar de ser acreditado e ouvido”.
O Vaticano ainda precisa de encontrar uma forma de ser mais aberto, respeitando as leis locais que protegem a reputação de alguém que não é culpado de um crime civil mas que pode ter violado a lei da Igreja, disse Andrew Small. Se a igreja não conseguir perceber isso, disse ele, não só será mau para a igreja institucional, “mas será continuamente doloroso para as vítimas, que são a fonte e o cume do foco da comissão”.
Quando o Papa Francisco reorganizou a Cúria Romana, ligou a comissão à secção disciplinar do Dicastério para a Doutrina da Fé. Small, num artigo que assinou no L’Osservatore Romano, o jornal do Vaticano, disse que a medida assegura que a comissão “manteria a sua independência como órgão consultivo do Papa, com acesso aos órgãos que exercem a liderança dentro da igreja e com o mandato de supervisionar a adequação das políticas e procedimentos da igreja na área da prevenção e salvaguarda dos abusos”.
Assim, Small escreveu, a comissão “continuará a ser dirigida por um delegado presidente, nomeado pelo papa e reportando directamente ao pontífice. E as decisões relativas ao pessoal, os membros da comissão, bem como as propostas por ela produzidas, continuarão a ser independentes do dicastério. O Papa Francisco tem sido muito claro que as vozes independentes dos membros da comissão e daqueles a quem esta serve não devem ser comprometidas”.
Small disse aos repórteres que acreditava que 70 a 80 das 114 conferências episcopais no mundo não tivessem mecanismos de informação estáveis e acessíveis ao público, conforme são exigidos no documento Vos Estis, principalmente porque não têm os recursos necessários.
Quanto ao relatório anual sobre os esforços mundiais da Igreja para a protecção das crianças, um relatório que o Papa pediu à comissão em Abril para desenvolver, Small explica as linhas gerais do documento. A primeira secção “resumiria os relatórios que os bispos dão à comissão enquanto fazem as suas visitas ad limina ao Vaticano relativamente às suas orientações e implementação de Vos Estis“.
Na segunda secção, os membros da comissão “dividir-se-ão em equipas para analisar a igreja em áreas geográficas específicas, concentrando-se em dar uma visão mais ampla dos esforços de protecção da criança em África, na Ásia e Oceânia, na Europa e nas Américas”.
Uma terceira secção analisará a “forma como os dicastérios da Cúria Romana estão a incluir a salvaguarda nas suas actividades; por exemplo, como o Dicastério para o Clero promove a salvaguarda da consciência nos seminários”, disse o sacerdote.
Finalmente, a secção final “analisará os esforços mais amplos da Igreja para proteger as crianças no mundo, por exemplo, resgatando crianças soldados, protegendo crianças migrantes e refugiadas, garantindo a sua segurança em orfanatos e lares de acolhimento”.









