AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Nicarágua

Ortega encerra mais 25 ONG

| 19/04/2022

Tomada de posse de Daniel Ortega, em 2012. Foto © Cancillería Ecuador, CC BY-SA 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0>, via Wikimedia Commons.

Tomada de posse de Daniel Ortega, em 2012. Foto © Cancillería Ecuador, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.

 

O regime nicaraguense de Daniel Ortega acaba de ordenar o encerramento de mais 25 organizações não governamentais (ONG), incluindo a Fundação Luisa Mercado, dirigida pelo escritor nicaraguense exilado na Espanha, Sergio Ramírez Mercado, informou segunda-feira, 18, o poder legislativo do país.

Ramírez foi vice-presidente da Nicarágua durante o primeiro regime sandinista (1979-1990), que também foi chefiado pelo atual presidente, de quem se distanciou em 1995, quando fundou o Movimento Sandinista Renovador (MRS), cisão do Movimento Nacional Sandinista Frente de Libertação (FSLN).

O regime ditatorial de Daniel Ortega também ordenou o encerramento da Associação para o Desenvolvimento de Solentiname, fundada em 1982 pelo falecido poeta nicaraguense Ernesto Cardenal (1925-2020).

Cardenal, que era ministro da Cultura, passou de símbolo da revolução sandinista a um “perseguido político”, como ele mesmo declarou, de Ortega e sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo, com quem entrou em confronto, nos últimos anos da sua vida.

As outras organizações agora canceladas são nicaraguenses, ligadas aos direitos humanos, educação e formação, apoio social e à infância, entre outras.

Segundo o site Infobae, que dá a notícia, na Nicarágua, pelo menos 112 ONGs nicaraguenses foram banidas desde dezembro de 2018, meses depois de uma revolta popular contra uma nova lei de segurança social.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This