Estudo "Living Laudato Si'"

Os católicos europeus preocupam-se com a ecologia? Estamos prestes a descobrir

| 14 Mai 2024

Painéis solares instalados no topo da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima. Foto © Luís Oliveira/Santuário de Fátima

 

Os resultados daquele que é o primeiro estudo abrangente sobre ecologia integral no continente europeu serão conhecidos já na próxima semana. Trata-se da pesquisa Living Laudato Si’ in Europe (Viver a Laudato Si’ na Europa) – que recolheu dados de 20 conferências episcopais e de mais de 280 projetos em curso – e pretende responder à questão: “Os católicos europeus preocupam-se com a ecologia?”. As conclusões serão apresentadas na segunda-feira, 20 de maio, às 10 horas de Lisboa, numa conferência online e aberta a todos os interessados.

Coincidindo com a Semana Laudato Si’ 2024 – que se celebra de 19 a 26 de maio -, a conferência visa não só apresentar as principais conclusões da pesquisa, mas também dar a conhecer “algumas das práticas e projetos mais inspiradores” identificados pela mesma. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através de um formulário disponível online.

A pesquisa – que contou com a colaboração de sete universidades católicas – foi promovida pela Aliança Europeia Laudato Si’ (ELSiA), uma rede de organizações católicas que trabalham juntas “para dar vida à carta encíclica Laudato Si'”, escrita pelo Papa Francisco em maio de 2015 .

Fundada em 2019, a ELSiA é atualmente composta por sete membros: Caritas Europa, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e a Solidariedade (CIDSE), Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece), Don Bosco International, Centro Social Europeu dos Jesuítas (JESC), Justiça e Paz Europa e Movimento Laudato Si’.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This