Abusos sexuais de crianças

Padres obrigados por lei a violar segredo da confissão

| 2 Nov 2022

padre durante o sacramento da confissao Foto c Pexels

A medida aplica-se, para já, aos padres e alargar-se-á a outros grupos profissionais nos próximos anos. Foto © Pexels.

 

Os padres da Igreja Católica da Austrália Ocidental passaram a estar obrigados por lei a denunciar situações de abuso sexual de crianças, mesmo que as informações tenham sido obtidas sob o segredo da confissão. A medida, que entrou em vigor nesta terça-feira, dia 1, estende-se a todos os ministros das diferentes religiões.

A falta de comunicação de caso de que tenha tomado conhecimento implica, para o religioso, uma penalidade que pode ir até 6.000 dólares.

A ministra da Proteção à Criança daquele Estado, Simone McGurk, disse que o governo, com a aplicação desta medida, “está a enviar uma mensagem clara de que ninguém está acima da lei, incluindo os ministros das religiões. (…) A segurança das crianças deve vir sempre em primeiro lugar, e os perpetradores devem ser responsabilizados”, sublinhou.

A medida aplica-se, para já, a estes responsáveis religiosos e alargar-se-á a outros grupos profissionais nos próximos anos. Ela decorre das recomendações da Real Comissão para Respostas Institucionais ao Abuso Sexual Infantil.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

ONG israelita já salvou a vida a 3.000 crianças palestinianas

Uma forma de "construir pontes"

ONG israelita já salvou a vida a 3.000 crianças palestinianas novidade

Amir tem cinco anos e, até agora, não podia correr nem brincar como a maioria das crianças da sua idade. Quando tinha apenas 24 meses, apanhou um vírus que resultou no bloqueio de uma das suas artérias coronárias, pelo que qualquer esforço físico passou a ser potencialmente fatal. Mas, muito em breve, este menino palestiniano poderá recuperar o tempo perdido. Com o apoio da organização humanitária israelita Save a Child’s Heart, Amir acaba de ser operado num hospital em Tel Aviv e está fora de perigo.

Francisco contra o divisionismo e a ordenação de mulheres

Entrevista à revista America

Francisco contra o divisionismo e a ordenação de mulheres novidade

“O divisionismo não é católico. Um católico não pode pensar ‘ou, ou’ e reduzir tudo a posições irreconciliáveis. A essência do católico é “e, e”. O católico une o bem e o não tão bom. O povo de Deus é um” – afirmou o Papa Francisco, a propósito das divisões na Igreja americana, na entrevista concedida no dia 22 de novembro a um conjunto de editores jesuítas e publicada na edição da revista America – The Jesuit Review desta segunda-feira, 28 de novembro.

Terra de pobreza e de milagres

[Crónicas da Guiné – 1]

Terra de pobreza e de milagres novidade

A Guiné-Bissau, como país, é um bom exportador de más notícias. E quando se chega ao território, o que imediato se faz notar é a pobreza e o lixo. Mas quando nos dizem “Tenho orgulho em Bissau ser uma cidade limpa… em comparação com outras capitais desta região de África”, percebemos que tudo é relativo – relativo aos padrões que adoptamos. Ou às notícias que procuramos. Porque há notícias que vêm ter connosco, pois sabem que serão bem acolhidas, e outras que se deixam ficar no seu cantinho, silenciosas, porque se reconhecem sem interesse.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This