AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Ecumenismo, Vaticano, Basílica de São Paulo

Papa desafia Igrejas cristãs a superar “feridas do passado”

| 26/01/2021

Ecumenismo, Vaticano, Basílica de São Paulo

O cardeal Kurt Koch (centro), representando o Papa, junto de responsáveis de outras igrejas cristãs, na celebração desta segunda-feira. Foto: Ecclesia/Direitos reservados

 

O Papa Francisco desafiou as Igrejas e comunidades cristãs a superar as “feridas do passado”, na sua homilia que assinalou o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que terminou nesta segunda-feira, 25.

“Peçamos ao Pai para cortar em nós os preconceitos contra os outros e os apegos mundanos que impedem a plena unidade com todos os seus filhos. Assim, purificados no amor, saberemos colocar em segundo plano os empecilhos terrenos e os obstáculos doutrora, que hoje nos desviam do Evangelho”, refere o texto, citado pela Ecclesia. A homilia foi lido na Basílica de São Paulo Fora de Muros, em Roma, pelo presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch – o Papa, retido por uma forte inflamação ciática, não pôde estar na celebração.

Na homilia, disponível na íntegra na página do Vaticano, Francisco destacou a importância da oração e da unidade entre as várias comunidades para que todos possam “crescer e dar fruto”. E acrescentou, citado pela Ecclesia: “Se a nossa adoração for genuína, cresceremos no amor por todos aqueles que seguem Jesus, independentemente da comunhão cristã a que pertençam.”

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Não às armas nucleares (2): Deus não precisa da bomba

[Arquipélago Jerusalém]

Não às armas nucleares (2): Deus não precisa da bomba

O Projeto Manhattan habituou o estado norte-americano a uma operação gigantesca conduzida sob segredo, com informação compartimentada, financiamento protegido do escrutínio do Congresso e uma disciplina que separava quem sabia de quem tinha autorização para perguntar. Até Harry Truman, vice-presidente, permaneceu à margem do segredo até suceder a Roosevelt. [Texto de Mendo Castro Henriques].

Quando a liturgia deixa de ser liturgia: à luz de Romano Guardini

[Entre Margens]

Quando a liturgia deixa de ser liturgia: à luz de Romano Guardini

“A liturgia não diz eu, mas nós”, é a célebre frase do ilustre teólogo Romano Guardini no seu magnum opus O Espírito da Liturgia, frase esta que o Papa Francisco parafraseia na Carta Apostólica Desiderio Desideravi, acrescentando ainda que “…qualquer limitação à amplitude deste “nós” é sempre demoníaca”. [Texto de Diogo Almeida].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.