
O cardeal Kurt Koch (centro), representando o Papa, junto de responsáveis de outras igrejas cristãs, na celebração desta segunda-feira. Foto: Ecclesia/Direitos reservados
O Papa Francisco desafiou as Igrejas e comunidades cristãs a superar as “feridas do passado”, na sua homilia que assinalou o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que terminou nesta segunda-feira, 25.
“Peçamos ao Pai para cortar em nós os preconceitos contra os outros e os apegos mundanos que impedem a plena unidade com todos os seus filhos. Assim, purificados no amor, saberemos colocar em segundo plano os empecilhos terrenos e os obstáculos doutrora, que hoje nos desviam do Evangelho”, refere o texto, citado pela Ecclesia. A homilia foi lido na Basílica de São Paulo Fora de Muros, em Roma, pelo presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch – o Papa, retido por uma forte inflamação ciática, não pôde estar na celebração.
Na homilia, disponível na íntegra na página do Vaticano, Francisco destacou a importância da oração e da unidade entre as várias comunidades para que todos possam “crescer e dar fruto”. E acrescentou, citado pela Ecclesia: “Se a nossa adoração for genuína, cresceremos no amor por todos aqueles que seguem Jesus, independentemente da comunhão cristã a que pertençam.”