Papa insiste na libertação das patentes e saúda Vax Live e Joe Biden

| 8 Mai 21

“O Deus Criador infunde nos nossos corações um espírito novo e generoso para abandonar os nossos individualismos e promover o bem comum: um espírito de justiça que nos mobiliza para garantirmos o acesso universal às vacinas e a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual”, afirma o Papa Francisco no vídeo gravado que enviou hoje, dia 8 de maio, ao concerto Vax Live a favor da recolha de fundos para vacinar as populações dos países mais pobres.

O Papa, que já defendera por várias vezes a suspensão das patentes das vacinas, junta-se, assim, às vozes que agradeceram ao Presidente americano, Joe Biden, ter mudado de opinião esta semana, passando a defender a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual das patentes das vacinas anti-covid-19. Deus, acrescenta Francisco, suscita em nós “um espírito de comunhão que nos permite gerar um modelo económico diferente, mais inclusivo, justo e sustentável.”

O Concerto Vax Live é uma iniciativa da Global Citizen que foi gravado no último domingo na Califórnia (no SoFi Stadium em Inglewood) e que será transmitido no Youtube este domingo, dia 9 de maio, a partir da 01h00 (hora de Lisboa). A Global Citizen já reuniu cerca de 45 milhões de euros destinados à adquisição de vacinas e de equipamentos de proteção para pessoal de saúde a enviar para os países mais pobres.

 

Líbano: Siro-católicos dizem-se marginalizados

Líbano tem novo Governo

Líbano: Siro-católicos dizem-se marginalizados novidade

O novo Governo do Líbano, liderado pelo muçulmano sunita Najib Mikati, obteve nesta segunda-feira, 20 de setembro, o voto de confiança do Parlamento. A nova estrutura de Governo reflete na sua composição a variedade do “mosaico” libanês, nomeadamente do ponto de vista das diversas religiões e confissões religiosas, mas os siro-católicos dizem ter sido marginalizados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Às vezes, nem o amor consegue salvar-nos

Cinema

Às vezes, nem o amor consegue salvar-nos novidade

Falling, que em Portugal teve o subtítulo Um Homem Só, é a história de um pai (Willis) e de um filho (John) desavindos e (quase) sempre em rota de colisão, quer dizer, de agressão, de constante provocação unilateral da parte do pai, sempre contra tudo e contra todos.

A palavra que falta explicitar no “cuidar da criação”

A palavra que falta explicitar no “cuidar da criação” novidade

No dia 1 de setembro começou o Tempo da Criação para diversas Igrejas Cristãs. Nesse dia, o Papa Francisco, o Patriarca Bartolomeu e o Arcebispo de Canterbury Justin assinaram uma “Mensagem Conjunta para a Protecção da Criação” (não existe – ainda – tradução em português). Talvez tenha passado despercebida, mas vale a pena ler.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This