Mensagem divulgada pelo COL

Papa pede “criatividade” aos jovens para a JMJ

| 7 Mar 2022

 

O Papa Francisco enviou uma mensagem vídeo, gravada durante a visita do responsável pelo Comité Organizador Local, D. Américo Aguiar, no qual expressa o desejo de que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 seja “original”, desafie os jovens a preparar o encontro com a “fantasia da criatividade”, como sinal de que saem “juntos” e “melhores” das crises da atualidade.

“O encontro tem de ser original, com o contributo de todos. Vocês têm de o criar. Animem-se e sigam em frente”, indica o Papa na mensagem vídeo divulgada hoje pelo Gabinete de Comunicação da JMJ Lisboa 2023.

O Papa pede que os jovens não vivam “dos rendimentos” e que não se limitem a copiar o que se fez em encontros anteriores, mas antes procurem “criar o encontro”. “Se vocês não forem criativos, se vocês não forem poetas, este encontro não vai resultar, não vai ser original, vai ser uma fotocópia de outros encontros. E como dizia o jovem beato italiano [Carlo Acutis]: cada um de nós tem de ser original, não uma fotocópia”, afirmou, citado pela Ecclesia.

Francisco dirige-se a todos os que estão a preparar, como voluntários, a próxima JMJ, em Portugal e nos vários países, reconhece que no contexto atual “não é fácil” e pede-lhes para “olhar no mesmo sentido”. “Não é fácil porque andamos de crise em crise. Saímos de uma crise pandémica, entramos numa crise económica e agora estamos na crise da guerra, que é um dos piores males que pode acontecer”, lembrou.

Francisco lembrou todos os jovens que vão participar, “seja pessoalmente, seja por meios telemáticos”, numa referência que adensa o incógnito que será esta atividade, em termos de participantes fisicamente presentes em Lisboa, desejando que “seja um encontro fecundo”. “Que cada um de nós saia melhor do que chegou. Peço-lhes, por favor, que rezem por mim, porque eu também preciso que me sustentem com a oração”, acrescentou.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Evangelizar nas redes sociais 

Evangelizar nas redes sociais  novidade

  Acolhendo a desafiante exortação do Papa Francisco aos participantes no Congresso Mundial da Signis – Associação Católica Mundial para a Comunicação – que decorre em Seul, de 16 a 19 de Agosto de 2022, decidi-me a revisitar a minha presença nas redes sociais e...

Católicos temem ausência de liberdade no debate de temas cruciais

Contributo dos Bispos Alemães para o Sínodo

Católicos temem ausência de liberdade no debate de temas cruciais novidade

As sínteses das dioceses referem a existência de “dúvidas de que uma reflexão aberta possa ocorrer dentro da igreja” num clima “livre de ansiedade” sobre “os assuntos tabus relacionado com a sexualidade (contraceção, aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo…)”, lê-se no relatório final que a Conferência dos Bispos Alemães (GBC, no acrónimo em língua inglesa) enviou para Roma como contributo para o Sínodo dos Bispos de 2023.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This