Inscrições também para portugueses

Papa vai ter encontro sinodal com estudantes do hemisfério ocidental

| 11 Fev 2022

papa francisco encontro sinodal estudantes foto universidade loyola (1200 × 900 px)

Imagem alusiva ao evento virtual que reunirá o Papa Francisco e estudantes universitários para refletir sobre o Sínodo, divulgada no site da Universidade de Loyola de Chicago.

 

 

“Construindo pontes” é o tema de um “encontro sinodal” entre o Papa Francisco e os estudantes universitários do hemisfério ocidental, que se realiza no próximo dia 24, em língua inglesa, espanhola e portuguesa.

A iniciativa deste evento virtual coube à Universidade de Loyola de Chicago, nos Estados Unidos da América, e decorreu de um questionamento interno sobre o modo como a instituição poderia participar no atual Sínodo sobre a sinodalidade.

Os estudantes interessados, inclusive em Portugal, podem desde já inscrever-se para assistir ao evento virtualmente, havendo tradução para inglês, espanhol e português. Segundo os organizadores, Francisco responderá em espanhol e sem guião pré-definido. As inscrições podem ser feitas na página da Universidade.

Na verdade, segundo revelou Peter Jones, responsável atual do Instituto de Estudos Pastorais (IEP) da Loyola, esta iniciativa será mais do que um debate. Pretende ser a plataforma de um “movimento ou rede”, envolvendo estudantes de diferentes áreas do saber, para conversar com o Papa sobre “questões que são prementes entre eles, mas também para propor soluções”.

Após a conversa do dia 24, segundo os organizadores, os estudantes continuarão a reunir-se para colocar as suas ideias em prática.

Embora o Sínodo ocorra sobretudo a partir das dioceses, a Universidade Loyola pretendia também envolver os seus alunos. E foi nesse ponto que, à procura de alguém em Roma que pudesse colaborar, surgiu a pergunta: “Por que não o Papa?”

Uma das pessoas que ouviu a pergunta foi Emilce Cuda, teóloga argentina que leciona no mestrado em espanhol do IEP. Loyola tinha-a contratado antes de ser nomeada chefe do escritório do Conselho Pontifício da América Latina no Vaticano, em agosto passado. Parte do seu encargo nesse papel, disse Jones, é ajudar a construir pontes nas Américas entre o Norte e o Sul. “Uma semana depois, antes do Natal, a dra. Cuda ligou de volta a anunciar que o Papa aceitava.”

Desde então, perto de centena e meia de estudantes têm vindo a reunir-se virtualmente em grupos para “discutir os desafios que enfrentam e o que podem fazer a propósito”. Cada um desses grupos selecionará um representante para falar diretamente com o Papa, apresentando o que foi debatido em grupo.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This