Inscrições também para portugueses

Papa vai ter encontro sinodal com estudantes do hemisfério ocidental

| 11 Fev 2022

papa francisco encontro sinodal estudantes foto universidade loyola (1200 × 900 px)

Imagem alusiva ao evento virtual que reunirá o Papa Francisco e estudantes universitários para refletir sobre o Sínodo, divulgada no site da Universidade de Loyola de Chicago.

 

 

“Construindo pontes” é o tema de um “encontro sinodal” entre o Papa Francisco e os estudantes universitários do hemisfério ocidental, que se realiza no próximo dia 24, em língua inglesa, espanhola e portuguesa.

A iniciativa deste evento virtual coube à Universidade de Loyola de Chicago, nos Estados Unidos da América, e decorreu de um questionamento interno sobre o modo como a instituição poderia participar no atual Sínodo sobre a sinodalidade.

Os estudantes interessados, inclusive em Portugal, podem desde já inscrever-se para assistir ao evento virtualmente, havendo tradução para inglês, espanhol e português. Segundo os organizadores, Francisco responderá em espanhol e sem guião pré-definido. As inscrições podem ser feitas na página da Universidade.

Na verdade, segundo revelou Peter Jones, responsável atual do Instituto de Estudos Pastorais (IEP) da Loyola, esta iniciativa será mais do que um debate. Pretende ser a plataforma de um “movimento ou rede”, envolvendo estudantes de diferentes áreas do saber, para conversar com o Papa sobre “questões que são prementes entre eles, mas também para propor soluções”.

Após a conversa do dia 24, segundo os organizadores, os estudantes continuarão a reunir-se para colocar as suas ideias em prática.

Embora o Sínodo ocorra sobretudo a partir das dioceses, a Universidade Loyola pretendia também envolver os seus alunos. E foi nesse ponto que, à procura de alguém em Roma que pudesse colaborar, surgiu a pergunta: “Por que não o Papa?”

Uma das pessoas que ouviu a pergunta foi Emilce Cuda, teóloga argentina que leciona no mestrado em espanhol do IEP. Loyola tinha-a contratado antes de ser nomeada chefe do escritório do Conselho Pontifício da América Latina no Vaticano, em agosto passado. Parte do seu encargo nesse papel, disse Jones, é ajudar a construir pontes nas Américas entre o Norte e o Sul. “Uma semana depois, antes do Natal, a dra. Cuda ligou de volta a anunciar que o Papa aceitava.”

Desde então, perto de centena e meia de estudantes têm vindo a reunir-se virtualmente em grupos para “discutir os desafios que enfrentam e o que podem fazer a propósito”. Cada um desses grupos selecionará um representante para falar diretamente com o Papa, apresentando o que foi debatido em grupo.

 

Quando os padres não abusadores são as vítimas colaterais dos abusos do clero

Encontro “Cuidar” em Lisboa

Quando os padres não abusadores são as vítimas colaterais dos abusos do clero novidade

“O que encontramos assusta-me: desilusão, depressão, crise existencial, perda de identidade, fim da relação entre presbíteros, perda de confiança na instituição e na hierarquia.” O diagnóstico cáustico é feito ao 7MARGENS pelo padre inglês Barry O’Sullivan, 61 anos, da diocese de Manchester, que estudou o impacto dos abusos sexuais entre os padres não abusadores.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

De 1 a 31 de Julho

Helpo promove oficina de voluntariado internacional

  Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...

Luz e negrume

Luz e negrume novidade

As obras de Pedro Costa, cineasta, Rui Chafes, escultor, e Paulo Nozolino, fotógrafo, e de Simon Hantaï, artista plástico, estão expostas em Paris, respectivamente no Centre Georges Pompidou e na Fundação Louis Vitton. Um autor, identificado como Anonymous, estabelece com elas um diálogo em dois poemas traduzidos por João Paulo Costa, investigador na área de filosofia e autor de À sombra do invisível (Documenta, 2020).

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos

Contributos para o Sínodo (23)

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos novidade

Os leigos devem ser ouvidos nos processos de nomeação de párocos e de escolha dos bispos e a Igreja deve ter uma lógica de reparação da situação criada pelos abusos de menores. Evitar o clericalismo e converter os padres a uma Igreja minoritária, pobre, simples, dialogante, sinodal é outra das propostas do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Hora (Matosinhos).

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma novidade

A saúde mental dos jovens tem-se vindo a tornar, aos poucos, num tema com particular relevância nas reflexões da sociedade hodierna, ainda que se verifique que estas possam, muitas das vezes, não resultar em concretizações visíveis e materializar em soluções para os problemas que afetam os membros desta mesma sociedade. A verdade é que, apesar de todos os esforços por parte dos profissionais de saúde e também das pessoas, toda a temática é, ainda, envolvida por uma “bolha de estigmas”, o que a transforma numa temática-tabu.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This