Apesar dos avisos

Partido político instrumentaliza JMJ na sua orientação contra os imigrantes

| 16 Ago 2023

André Ventura é o líder do Partido CHEGA. Foto © Voxespaña

André Ventura é o líder do Partido CHEGA. Foto © Voxespaña

 

A Jornada Mundial da Juventude está a ser utilizada pelo Partido de André Ventura para difundir a mensagem – não fundada em factos – de que há “milhares de peregrinos” oriundos de África e do Médio Oriente cujo rasto foi perdido, sugerindo a ideia de que a JMJ foi um alibi para imigração ilegal.

Recorrendo a reproduções de pretensos títulos jornalísticos cujo grafismo se confunde com o de meios jornalísticos profissionais, como o site da Renascença e o jornal Público, o deputado e presidente do Chega pretende criar a ideia de que esses pseudo-factos são da responsabilidade de meios de comunicação credíveis, e que a matéria só vem confirmar posições da sua formação partidária.

André Ventura, que terá estado ausente na Madeira no período da Jornada, escolheu precisamente o última dia da JMJ – o domingo, dia 6 de agosto – para colocar um tweet na sua página da rede social X (ex-Twitter),  o qual ali continua (no momento em que escrevemos), apesar das múltiplas denúncias de que se trata de uma mentira. Nele se pode ver o título (falso) “Milhares de inscritos na JMJ desaparecidos. ‘Imigração ilegal’, diz especialista”. Sem qualquer ligação eletrónica para uma eventual fonte, também a pesquisa nos motores de busca não permite chegar a qualquer sítio da internet. André Ventura acrescentou este comentário. “Nós tínhamos avisado. O Governo não fez absolutamente nada!”.

O assunto começou a ganhar interesse público, sobretudo depois de, a 12 deste mês, o jornalista e editor Ivo Neto, do Público, ter chamado a atenção para a gravidade da matéria, na mesma rede social, ao escrever: “Tanto a primeira imagem como a segunda são falsas. Nem o Público nem a Renascença publicaram alguma vez estes textos. Quem partilha isto não é uma pessoa qualquer. É deputado de Portugal e já foi alertado para o facto de estar a partilhar conteúdos falsos. Mas não apagou”.

Dois dias depois, a Renascença escrevia, no seu site, ter sido “alvo de notícias falsas difundidas por André Ventura”, o qual, contactado para comentar, não forneceu qualquer esclarecimento. “Tudo isto é falso. O grafismo é semelhante, mas mesmo o tipo de letra não é o nosso. A Renascença nunca publicou este conteúdo”, afirmou, a este propósito, o diretor de Informação da Renascença, Pedro Leal.

No meio disto, o Correio da Manhã divulgava esta terça-feira, dia 15 de agosto, que Ventura escreveu uma carta ao Papa, pedindo perdão por não ter estado presente na receção oficial que teve lugar no primeiro dia da visita de Francisco, no Centro Cultural de Belém.

O Diário de Notícias, que leu os excertos da carta divulgados pelo CM, refere que Ventura “também tece críticas à Igreja Católica, ao considerar que se comporta como um partido de esquerda na crise migratória e por, segundo o líder do Chega, branquear líderes políticos corruptos como Lula da Silva ou Dilma Roussef”.

 

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai novidade

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This