Peter Stilwell deixa reitoria da única universidade católica da R.P. China

| 31 Mar 20

O padre português Peter Stilwell será substituído pelo diácono Stephen Morgan, do País de Gales, no cargo de reitor da Universidade de São José, em Macau. A mudança, que já estava a ser preparada há algum tempo, está prevista para julho, depois de cumprido um mandato de oito anos naquela que é a única universidade católica em toda a República Popular da China.

Segundo a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, o antigo vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e ex-responsável pelo diálogo inter-religioso no Patriarcado de Lisboa tinha já referido, em 2015, a intenção de se retirar. “Para o ano, faço 70 anos. Chego à idade da jubilação. É uma idade simpática para me retirar e escrever memórias.”. Mas a criação de um novo campus da universidade terá feito com que decidisse acompanhar a instituição durante mais algum tempo.

O novo reitor é, desde 2018, diretor da Faculdade de Estudos Religiosos naquela universidade. Stephen Morgan nasceu no País de Gales, tem 54 anos e é doutorado em Teologia pela Universidade de Oxford, com uma tese sobre a espiritualidade na obra de John Henry Newman, teólogo e poeta inglês, canonizado em outubro de 2019 pelo Papa Francisco. Além dos estudos na área da religião, a Universidade de São José ministra cursos de psicologia, educação, estudos políticos, design e arquitetura. Criada em 1996 pela UCP em conjunto com a diocese de Macau, a Universidade de São José tem mais de 1700 alunos.

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This