
As Pietre Vive “são comunidades de espiritualidade inaciana, espalhadas pelo mundo, que rezam juntas, estudam juntas e oferecem visitas guiadas a muitas igrejas que fazem parte do património histórico e cultural”. Foto: Direitos reservados.
Vocação, arte e espiritualidade é o tema do encontro de formação das comunidades Pedras Vivas (Pietre Vive, na versão original) que decorre em Lisboa durante este fim-de-semana (começou sexta-feira e vai até domingo, dia 1 de Maio). Com o título “Vocação: Um convite para a vida”, a iniciativa tem lugar no Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV).
As Pietre Vive, diz o Ponto SJ, portal dos jesuítas em Portugal, “são comunidades de espiritualidade inaciana, espalhadas pelo mundo, que rezam juntas, estudam juntas e oferecem visitas guiadas a muitas igrejas que fazem parte do património histórico e cultural”.
O programa do encontro de Lisboa inclui conferências, um concerto do LabOratório, uma missa acompanhada por fado e uma visita guiada à Igreja de São Roque, no Bairro Alto. Sete oficinas diferentes (desde uma experiência de oração guiada na Igreja de São Domingos, e uma conversa com o músico e pastor protestante Tiago Cavaco sobre a vocação através da música) fazem também parte do programa.